segunda-feira, 16 de março de 2020

Coronavírus alastra em Israel. Quarentena geral à vista.

O nosso post mais recente no AMIGO DE ISRAEL 2.0:
 

Mais um post para a nossa secção



O Ministério da Saúde registou 42 novos casos de coronavírus em Israel esta segunda-feira, elevando o número total de infecções confirmadas para 255, incluindo 5 pessoas em estado grave.

As forças armadas israelitas também relataram que um novo soldado foi diagnosticado com o coronavírus depois de entrar em contacto com outra pessoa infectada.

"Foi realizado um estudo epidemiológico e todos os que estavam em contacto próximo com ele foram enviados para quarentena em casa", afirmou o Exército.


O soldado - identificado como paciente 247 de 255 - é o quinto soldado a dar positivo para Covid-19.

A companhia de aviação El-Al dispensou 80% dos seus funcionários - Breaking Israel News


O Ministério da Saúde de Israel emitiu uma mensagem no sábado à noite esclarecendo uma série de novas restrições anunciadas algumas horas antes pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para combater a propagação do coronavírus.

Com excepção de supermercados e farmácias, todas as lojas e shoppings estão fechados, assim como bares, discotecas e restaurantes, excepto aqueles que oferecem comida para viagem.

A esta lista são adicionados ginásios, piscinas, parques aquáticos e parques de diversão, zoológicos, banhos públicos e banhos rituais para homens, salões de beleza e massagens, além de locais para eventos e conferências.


https://www.europe-israel.org/2020/03/israel-coronavirus-255-cas-confirmes-dont-5-soldats-et-5-personnes-dans-un-etat-grave/



Lojas fechadas no movimentado centro comercial Mamilla Mall, em Jerusalém, após o fecho de centros de entretenimento, ordenado pelo governo, para combater a disseminação do coronavírus em Israel. (United With Israel)


Autoridades israelitas falam em encerramento geral, contendo as pessoas em suas casas, para deter o contágio

Trabalhadores médicos num edifício temporário no hospital Tel HaShomer. (Flash90 / Avshalom Sassoni)


As autoridades de saúde estão a apelar a um bloqueio nacional.

Por David Isaac, World Israel News

Um dos primeiros países a levar a sério o coronavírus, Israel decretou restrições cada vez mais draconianas nas últimas semanas para combater o contágio. No entanto, isso ainda não é suficiente para membros seniores do Ministério da Saúde de Israel.

"As autoridades do Ministério da Saúde estão novamente a pedir ao primeiro-ministro que imponha um fecho geral e declare um estado de emergência, para que apenas as infraestruturas e os locais de trabalho definidos como necessários possam operar"
, relatou o Yediot Ahronot na segunda-feira.


Os altos funcionários dizem que é necessária uma quarentena em massa para evitar um aumento maciço no número de casos, diz o relatório. O sistema de saúde israelita está a preparar-se para a possibilidade de milhares de pessoas adoecerem e a taxa de mortalidade disparar.
Na manhã de segunda-feira, 255 casos foram relatados, com cinco em estado grave.

"O Corona está fora de controle", disse um director não nomeado de um grande hospital.


“O número de pacientes, que é muito parcial devido ao escopo limitado dos testes, está a aumentar rapidamente, indicando que a doença está a espalhar-se rapidamente na comunidade. Provavelmente existem milhares de pacientes ...


"Se essa rápida disseminação parar, será necessário colocar o público em quarentena nas suas casas", disse o director do hospital.

O jornal também cita um alto funcionário do Ministério da Saúde, que disse: "No estágio actual da epidemia, não há como evitar a necessidade de um encerramento generalizado, apesar da grande oposição pública que é esperada perante essa medida".

“A situação na Itália e na Espanha é catastrófica, e outros países, incluindo os EUA, estão a caminho de se encontrarem numa crise semelhante. Nesta fase, não há mais espaço para hesitação”, disse o funcionário.

O funcionário pediu que a situação fosse entregue ao Ministério da Defesa.

A Itália atingida registou 3.590 novos casos e 368 mortes em apenas 24 horas no domingo.
 
Nos EUA, as autoridades de saúde recomendaram que grupos de 50 ou mais pessoas não se reúnam, e um especialista do governo afirmou que pode ser necessário uma quarentena nacional de 14 dias.

Israel tem aumentado gradualmente a aposta na luta contra o coronavírus. Começou por ordenar aos que regressavam de áreas de alto risco, começando pela Ásia, que se submetessem à quarentena doméstica auto-imposta por um período de duas semanas. Israel fez mesmo retornar um avião sul-coreano que acabara de pousar.

Desde então, o país pediu que todos os viajantes que retornassem entrassem em quarentena, reduziu as reuniões primeiro de 5.000 pessoas para 2.000, depois para 100 e para 10, e colocou os transportes públicos a funcionar em horário reduzido, entre outras medidas.

https://worldisraelnews.com/israeli-officials-talk-of-mass-shutdown-locking-people-in-homes-to-halt-contagion/?utm_source=MadMimi&utm_medium=email&utm_content=Israel+Mulls+Total+Shutdown+as+Corona+Surges%3B+Gantz+Gets+Nod+to+Form+Gov%27t%3A+ISIS+in+Terror+of+Corona%3B+Should+Amazon%E2%80%99s+Nazi-hunters+Show+be+Nixed%3F&utm_campaign=20200316_m157389014_Israel+Mulls+Total+Shutdown+as+Corona+Surges%3B+Gantz+Gets+Nod+to+Form+Gov%27t%3A+ISIS+in+Terror+of+Corona%3B+Should+Amazon%E2%80%99s+Nazi-hunters+Show+be+Nixed%3F&utm_term=Israeli+Officials+Talk+of+Mass+Shutdown_2C+Locking+People+in+Homes+to+Halt+Contagion





Os israelitas estão a criar maneiras surpreendentes de casar, cumprindo as proibições de reuniões públicas em espaços fechados de mais de 10 pessoas.

Você casaria num corredor de supermercado?

Você daria um nó num pátio, com os seus convidados espalhados nas varandas de uma academia religiosa? Estas são algumas das maneiras criativas que os israelitas conseguiram arranjar para se casarem em época das proibição de reuniões públicas em espaços fechados:



https://unitedwithisrael.org/watch-coronavirus-cant-stop-creative-israeli-weddings/?utm_source=MadMimi&utm_medium=email&utm_content=Virus+Can%27t+Stop+Creative+Israeli+Weddings%3B+Israel+Takes+Aim+at+Corona%3B+Phony+Palestinian+Map+Teaches+Kids+Israel+Doesn%E2%80%99t+Exist%3B+Democracy+Thrives+in+Israel&utm_campaign=20200316_m157398154_Virus+Can%27t+Stop+Creative+Israeli+Weddings%3B+Israel+Takes+Aim+at+Corona%3B+Phony+Palestinian+Map+Teaches+Kids+Israel+Doesn%E2%80%99t+Exist%3B+Democracy+Thrives+in+Israel&utm_term=WATCH_3A+Coronavirus+Can_E2_80_99t+Stop+Creative+Israeli+Weddings

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.