2 de Dezembro de 2018
Melania e eu enviamos as nossas calorosas saudações aos nossos irmãos e irmãs judeus nos Estados Unidos, em Israel e ao redor do mundo, que estão a celebrar o Hanukkah.
Por oito noites, famílias judias e amigos juntar-se-ão para participar no acendimento da menorá. Esta tradição especial começou há mais de 2.000 anos durante a rededicação do Templo Sagrado em Jerusalém, que se seguiu a um período difícil em que os judeus foram perseguidos por praticarem a sua fé.
Infelizmente, os judeus hoje continuam a enfrentar muitas formas diferentes de violência, ódio e intolerância em todo o mundo. Lembramos os da Sinagoga Árvore da Vida - ou Congregação de L'Simcha - cujas vidas foram tragicamente ceifadas em Pittsburgh, Pensilvânia, em Outubro passado. Como nação, comprometemo-nos a continuar a manifestar o nosso amor e apoio às vítimas, às suas famílias e à comunidade, e rezamos para que as famílias das vítimas encontrem alguma paz e conforto durante esta época festiva.
Que nos próximos dias o calor de cada vela da menorah ajude a encher as casas e os corações de amor e felicidade. Juntos, reafirmamos a verdade de que a luz sempre romperá a escuridão. Enviamos nossos melhores desejos para um abençoado e feliz Hanukkah.
Criámos um pequena secção dedicada ao Massacre de Pittsburg, mas os crimes de ódio contra os judeus alastram por toda a Europa, Estados Unidos e Canadá. Onde a entrada das hordas islâmicas foi permitida pelos governos.
Se não sabe o que é o Hanukká, leia sff:
Festival da Gratidão
História de Israel - A Dinastia dos Hasmoneus
Aproveitamos também para enviar os nosso votos de Feliz Hanukká aos nossos amigos judeus.
P.S. : As chamadas "bolas de Berlim" são o doce tradicional de Hanukkah, e deveriam chamar-se "bolas de Jerusalém", já que está tão na moda a "apropriação cultural", é de assinalar este facto... Chamam-se Sufganiyah.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.