Os Macabeus (do Hebraico מכבים ou מקבים, makabim ou maqabim, significando "martelos", foram a famosa milícia judaica que expulsou os ocupantes Gregos. O seu membro mais conhecido foi Judas Macabeu, assim apelidado devido à sua força e determinação.
A Dinastia dos Hasmoneus
A Dinastia dos Hasmoneus começa com a famosa história de Hanukkah. Na sequência da conquista da Terra de Israel por Alexandre, o Grande, que anexou a maior parte do Mundo Antigo, a Terra Santa ficou sob o controle dos governantes Gregos Selêucidas. Os Selêucidas proibiram o estudo da Torá e profanaram o Templo Sagrado, na tentativa de erradicar a religião e a cultura judaicas. Os gregos queriam que os judeus se vestissem, comessem e pensassem como eles.
No entanto, o povo judeu revoltou-se, em 166 A.E.C., sob a liderança do heróico Judas Macabeu, da família dos Hasmoneus. Apesar de muito inferiores em número, em poderio militar e em organização, os judeus foram bem sucedidos na sua revolta e conseguiram repelir o domínio grego. Entraram no Templo para o purificar, mas só encontraram uma vasilha com azeite suficiente para acender a Menorah (candelabro) por uma noite. Diz a lenda que a menorá esteve acesa durante oito noites. O Festival de Hanukkah, ou Festival das Luzes, celebra esse milagre.
Após esse retorno triunfal a Jerusalém, começou o período do governo Hasmoneu. Seguiram-se mais vitórias dos judeus, que, combinadas com um enfraquecimento da autoridade Selêucida, garantiram a restauração da soberania judaica na Terra de Israel.
Os Hasmoneus governaram a Terra de Israel por quase um século. Acreditavam que a sua Dinastia era a continuação da Era dos Shoftim (Juízes) e dos Reis, dos primórdios de Israel, e consolidaram o poder judicial, religioso, político e militar. Também expandiram as fronteiras físicas da Terra, restaurando quase todas as fronteiras da Era de Salomão. A vida judaica floresceu sob a liderança dos Hasmoneus.
Este aqueduto da Era da Dinastia dos Hasmoneus esteve em uso até ao domínio Britânico da Terra Santa.
Essa época feliz da História de Israel viria a chegar ao fim, com a invasão do Império Romano e a submissão imposta pelo imperador romano Herodes, o Grande, em 37 A.E.C..
O legado da poderosa dinastia dos Hasmoneus fez com que Herodes casasse com uma princesa Hasmoneana a fim de reforçar a sua legitimidade como governante.
E estamos quase na época de
Hanukkah...
Eu sou um estudante de história Bíblica e profundo admirador semita, venho a me consolidar com nossos amigos e manifestar a minha profunda indignação que perdura de forma injusta contra a nação de Israel.
ResponderEliminarMuito obrigado, Carlos. O nosso esforço foi tentar simplificar o que é essencial dizer sobre Israel, para ajudar a contrariar a propaganda global contra esta pequenina nação. Para nossa grande surpresa, o blogue atingiu visualizações de milhares todos os dias. Deve ser porque foi escrito com o coração.
EliminarJ. Oliveira