segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

VÍDEO: Polícia iraniana atira em pessoas que protestam contra o regime

Nada disto é novo. Sob o regime islamista iraniano, o povo é regularmente massacrado nas ruas. Em 25 de Novembro de 2019, escrevíamos (e mostrávamos):


Manifestantes arrastados pelas ruas e abatidos a tiro 
Durante os protestos em massa em curso no Irão, as forças de segurança do Aiatolá podem ser vistas atirando e matando manifestantes pacíficos e depois arrastando os seus corpos sem vida para longe da cena.




Via:



Continuamos também à espera de votos de condenação - da ONU, da União Europeia, do Parlamento Português e de outras nobres instituições dedicadas a condenar Israel porque o pequeno Estado democrático do Médio Oriente se defende dos mesmos terroristas que qualquer outro país do mundo abate sem cerimónias.
Após esta onda de repressão brutal (que se diz que custou pelo menos 300 vidas, embora haja quem reporte 1500) hoje mesmo, chega-nos notícia de mais uma matança:


Polícia iraniana atira em pessoas que protestam contra o regime, não contra a América ou Israel (vídeo)
Um vídeo mostra uma mulher ferida que foi alvejada enquanto um traço de sangue pode ser visto no chão. As pessoas ao seu redor gritam que ela foi atingida por uma munição real na perna.

As forças de segurança iranianas dispararam munições reais e gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes que protestavam contra a negação inicial da República Islâmica de abater um avião ucraniano.


Não houve relatos imediatos na Imprensa iraniana sobre o incidente perto de Azadi, ou Praça da Liberdade, em Teerão, na noite de domingo, depois de um apelo ao protesto ter sido lançado. 
Vídeos enviados ao Centro de Direitos Humanos de Nova Iorque no Irão e posteriormente verificados pela Associated Press mostram uma multidão de manifestantes fugindo quando uma bomba de gás lacrimogéneo caiu entre eles. As pessoas tossem e cospem enquanto tentam escapar da fumaça, com uma mulher gritando em Persa: "Eles dispararam gás lacrimogéneo contra as pessoas! Praça Azadi. Morte ao ditador!".

Pressionado pelas evidências, o Irão teve que admitir que abateu o avião e matou os 176 ocupantes.




Se não tivesse sido filmado...


Outro vídeo mostra uma mulher que foi alvejada e um traço de sangue pode ser visto no chão. Ao seu redor as pessoas gritam que ela foi atingida por uma munição real na perna.

"Oh, meu Deus, ela está a sangrar muito!", grita uma pessoa.
Fotos e vídeos após o incidente mostram poças de sangue na calçada.

O chefe da Polícia de Teerão, general Hossein Rahimi, negou mais tarde que os seus polícias abriram fogo. (Nota do Tradutor: E é esta a versão que os media estão a divulgar, claro!!!)

"A Polícia tratou as pessoas que se reuniram com paciência e tolerância"
, disse Rahimi, citado pela Imprensa iraniana.
"A Polícia não disparou nos comícios porque abertura e contenção eram [a agenda] para a força policial da capital".




No entanto, os polícias uniformizados eram apenas um braço das forças de segurança do Irão que estavam a acompanhar as manifestações.

Polícias de choque em uniformes e capacetes pretos reuniram no domingo na Praça Vali-e Asr, na Universidade de Teerão e em outros pontos de referência. Membros da Guarda Revolucionária patrulhavam a cidade em motos e seguranças à paisana também estavam em ecção. As pessoas olhavam para baixo enquanto passavam rapidamente pela Polícia, aparentemente tentando não chamar atenção.

A Guarda já havia sido acusada de abrir fogo contra manifestantes durante protestos contra o aumento do preço da gasolina pelo governo em Novembro, violência que supostamente matou mais de 300 pessoas.

O Irão abate um avião civil, mata 176 pessoas e os media pouco falta para lhe darem os parabéns.


O acidente do jacto da Ukraine International Airlines no início da quarta-feira matou todas as 176 pessoas a bordo, a maioria iranianas e iranianas-canadianas. Depois de apontar uma falha técnica e insistir durante três dias que as forças armadas iranianas não eram culpadas, as autoridades no sábado admitiram derrubá-lo acidentalmente, diante das crescentes evidências e acusações dos líderes ocidentais.
O Irão abateu o avião quando se preparava para uma possível retaliação americana, depois de disparar mísseis balísticos contra duas bases no Iraque que abrigavam as forças americanas, na quarta-feira. O ataque com mísseis, que não causou baixas, foi uma resposta ao assassinato do general Qassem Soleimani, principal general do Irão, num ataque aéreo dos EUA em Bagdad. Mas não houve retaliação.
"Somos todos reféns"

Os iranianos manifestaram raiva pelo que aconteceu ao avião e pelas explicações enganosas das autoridades após a tragédia. Eles também estão de luto pelos mortos, que incluíram muitos jovens que estudavam no estrangeiro.

Em protestos anteriores no sábado, estudantes em Teerão gritaram: "Eles estão a mentir quando dizem que o nosso inimigo é a América! O nosso inimigo está bem aqui!".


Javad Kashi, professor de política da Universidade
Allameh de Teerão, escreveu na Internet que as pessoas devem poder expressar a sua raiva em protestos públicos. "Curvados sob a pressão da humilhação e sendo ignorados, as pessoas saíram para as ruas com muita raiva", escreveu ele. "Deixem-nos chorar o quanto quiserem".

Também houve uma manifestação cultural de tristeza e raiva da comunidade criativa do Irão.



Alguns artistas iranianos, incluindo o famoso director Masoud Kimiai, retiraram-se de um próximo festival internacional de cinema. Dois apresentadores de TV estatais renunciaram em protesto por causa das notícias falsas sobre a causa da queda do avião.


Taraneh Alidoosti, uma das actrizes mais famosas do Irão, postou uma foto de um quadrado preto no Instagram com a legenda: "Nós não somos cidadãos. Nós somos reféns. Milhões de reféns".


Saeed Maroof, o capitão da equipa nacional de vólei do Irão, também escreveu no Instagram: "Gostaria de ter esperança de que essa seja a última cena da  comédia de enganos e falta de sabedoria desses incompetentes, mas sei que não é".

Ele disse que, apesar da qualificação da equipe nacional do Irão para as Olimpíadas de Tóquio em 2020, após anos de esforço, "não resta energia nas nossas almas tristes e desesperadas para comemorar".

EUROPE-ISRAEL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.