segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Natal: Da Caridade Fascista à Solidariedade Democrática!

Antes do gloriosíssimo 25 dabril, um dos costumes da quadra natalícia era a distribuição de alimentos, roupas e outros bens às pessoas que deles necessitavam. As senhoras do Movimento Nacional Feminino pontuavam nessa iniciativa, que se chamava "caridade para com os pobres".
E era um horror. Era humilhante, era degradante, era aberrante!




Depois do 25 dabril, os pobres e os sem-abrigo acabaram! Agora só temos moradores de rua e pessoas carenciadas!  É outra loiça!
E até temos um fabuloso Presidente da República que vai tirar umas fotografias com esses nossos concidadãos pois não menos dignos pois de toda a consideração! E não é para auto-propaganda, longe disso!

Se calhar o caro amigo que nos lê está confuso. Se calhar parece-lhe que é a mesma coisa mas com outros nomes. Pois. Nós também. Mas um glorioso pensador comunista (passe a redundância, porque eles detêm o monopólio do Pensamento), explica-nos a diferença:
"A caridade é humilhante porque se exerce verticalmente e desde cima; a solidariedade é horizontal e implica em respeito mutuo" - Eduardo Galeano

Veja como as coisas evoluíram, da longa noite fascista para a radiosa democracia, onde a esmolinha já não é complacentemente atirada de cima, mas os proventos são passados horizontal e fraternalmente entre a canalha que lucra com o negócio da "solidariedade social":





Feliz Dia de Reis! Feliz Natal Cristão Ortodoxo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.