Falámos ontem das celebrações do Tisha B’av, o 9º dia do mês hebreu de Av, o dia mais triste do calendário hebraico. Terminámos com uma nota de esperança e alegria, e assim queremos continuar.
O vídeo que hoje vos trazemos, contém uma proposta de esperança em tempos de escuridão. Os judeus, nesta data, fazem luto pela destruição do 1º e do 2º templos, mas oram pela construção do 3º templo.
(Quem estiver menos familiarizado com o tema dos templos de Israel pode ler ou reler "Um Templo, Dois Templos, Três Templos".)
Este belo vídeo documenta desde logo um milagre, uma profecia cumprida: o povo judeu está de regresso à sua Terra ancestral, onde, aliás, a presença judaica é ininterrupta desde há quatro milénios.
As crianças voltaram a brincar livremente, a terra é fértil, Israel é de novo independente e o seu povo não vive na opressão e na pobreza abjecta dos últimos 2 mil anos. Mais importante ainda, o povo está a regressar ao estudo da Torá. As orações dos judeus, ao longo de 2 mil anos - desde a destruição do 2º templo - foram atendidas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.