terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Vidal Sasson, o guerreiro-cabeleireiro e o Grupo 43


Vidal Sassoon, visto aqui cortando o cabelo de Mary Quant, combateu em batalhas encarniçadas com fascistas quando era ainda adolescente.

"(...) Nunca esquecerei uma manhã em que cheguei ao trabalho ferido - tinha sido uma noite difícil, a noite anterior - e uma cliente me disse: 'Bom Deus, Vidal, o que aconteceu com a sua cara?' E eu disse: "Oh, nada, madame, acabei de cair sobre um gancho de cabelo".

Sassoon disse sobre os seus camaradas do Grupo 43: "Eu tinha 17 anos, todos eram ex-militares pelo menos cinco ou seis anos mais velhos do que eu e muitos ganharam medalhas. Eu era um soldado".

Armados com facas e lâminas de barbear, o grupo lutou batalhas acaloradas com apoiantes de Mosley - muitos confrontos tiveram lugar em Ridley Road, Hackney, leste de Londres, que tinha uma grande comunidade judaica.

O grupo separou-se em 1950.
Vidal Sassoon: guerreiro-cabeleireiro antifascista

O 43: História de como os judeus britânicos - incluindo Vidal Sasson - lutaram contra uma onda de anti-semitismo pós-guerra vai ser série de TV 

Quando Morris Beckman voltou a Hackney após a Segunda Guerra Mundial, ele - como outros militares judeus britânicos - esperava que o seu trabalho para eliminar o fascismo e o anti-semitismo que levou ao Holocausto estivesse feito. Não demorou muito para perceber que não era assim. 

Depois de chegar a casa dos seus pais no leste de Londres, após seis anos de serviço como marinheiro mercante, durante o qual havia sido torpedeado duas vezes, o sr. Beckman sentiu um mal-estar. O pai dele disse-lhe: "Os camisas negras estão de volta, os fascistas voltaram". 
Num pano de fundo de janelas estilhaçadas e graffiti anti-judaicos, Oswald Mosley e seus seguidores renomearam-se "Liga Britânica de Ex-Combatentes". No início de 1946, eles estavam mais uma vez a realizar reuniões ao ar livre, procurando recuperar a popularidade pré-guerra da União Britânica de Fascistas de Mosley.

Oswald Mosley ressurgiu como líder fascista após a guerra.


A terminologia mudara - em vez de verberarem os judeus, os Mosleyitas usavam o termo "alienígenas" - mas mantiveram a intenção de espalhar o veneno do anti-semitismo contra as comunidades judaicas de Londres. 

As janelas da escola religiosa judaica de Dalston foram partidas e as lojas judaicas foram pintadas com as letras "PJ" - "Perish Judah". Os judeus eram provocados nas ruas. "Não foram queimados suficientes judeus em Belsen" e a música de Horst Wessel era cantada abertamente depois de os pubs fecharem. 


Protestos contra a libertação de Mosley em 1943. 


Para os heróis de guerra judeus da Grã-Bretanha, a justaposição das imagens que emergiam de Auschwitz, Treblinka e outros campos da morte, com a constatação de que os companheiros britânicos de Hitler mais uma vez floresciam, foi profundamente chocante. 

O Sr. Beckman disse: "Naquele momento, ficávamos enojados por documentários de notícias que mostravam bulldozers em campos de concentração, empurrando montes de corpos para montureiras, e encontrávamos nas ruas fascistas dizendo coisas como:" Hitler estava certo, devia era ter morto mais judeus".
Ele acrescentou: "Queríamos vingança - o Holocausto estava nas nossas mentes. Decidimos que tínhamos que des-fascizar os fascistas".
O que se seguiu durante quatro anos foi um confronto brutal, e agora esquecido, que, argumentam os participantes, parou um fascismo britânico nascente, usando o único método que Mosley e seus seguidores entendiam - violência contínua, focada e esmagadora. 

Em Fevereiro de 1946, Beckman e três ex-militares judeus, incluindo um ex-paramilitar condecorado, ferido em Arnhem, interromperam uma reunião fascista em Hampstead no momento certo, escapando sob os aplausos de um refugiado judeu idoso.
Pouco depois, um encontro de judeus britânicos ocorreu no clube desportivo Maccabi, para discutir como combater a ameaça representada pelo fascismo pós-guerra.
O Sr. Beckman, que morreu no início deste ano com 94 anos, lembrou: "Foi-lhes dito que a intenção era criar uma organização que se dedicaria a lançar um assalto total a Mosley e seus fascistas, até serem totalmente destruídos. Foi-lhes dito que seria uma luta sem quartel, sem descanso, disciplinada como uma operação para-militar. Os presentes tiveram a opção de abandonar o grupo sem ressentimentos. Nem um deixou a sala".
Um total de 43 ex-militares judeus participaram na reunião e assim nasceu o Grupo 43, com a intenção de combater os activistas anti-semitas britânicos até à submissão. Entre esses soldados, marinheiros e aviadores, estava um adolescente, ex-soldado do Exército britânico, que trabalhava como aprendiz de cabeleireiro e dava pelo nome de Vidal Sassoon.
O conflito resultante, que teve lugar nos subúrbios judeus de Londres e que mobilizou uma força de mais de 1.000 judeus e não-judeus, caiu em grande parte no esquecimento popular. Mas, à medida que os seus participantes diminuem em número, foi anunciado que a história da sua campanha deve ser re-contada num drama de televisão em seis partes para a BBC e a rede americana NBC, escrito pelo criador e vencedor de um Emmy com Band of Brothers.
Os produtores anglo-americanos da série anunciaram que o projecto está em "estágio avançado" depois de passarem três anos a investigar as actividades do Grupo 43 e a entrevistar os seus membros ainda vivos.
Vidal Sassoon em 1959.

O que eles terão descoberto é a história de como um grupo de judeus britânicos intransigentes, endurecidos pelas experiências na linha de frente, a quem foram atribuídas honras de batalha, incluindo a Victoria Cross, e que se sentiram moralmente e politicamente obrigados a participar numa guerra de subúrbios no final da década de 1940, na Grã-Bretanha, para protegerem as suas famílias e a comunidade.
Eles tinham visto os nazis crescerem de uma franja marginal do partido para se tornarem os autores do Holocausto, e tinham deparado com a indiferença oficial (James Chuter Ede, o Ministro do Interior no governo reformista trabalhista do pós-guerra, não conseguiu ordenar uma repressão), e consideraram que o fogo devia ser combatido com fogo.
Como Sassoon mais tarde disse, na sua mansão de Hollywood: "Depois de Auschwitz, não havia leis". Onde os Mosleyitas apareciam para perseguir judeus, em Hackney ou Dalston, viam-se confrontados por antigos Comandos e Royal Marines bem versados ​​em combate mortal.
Julius Konopinsky, um dos 43 membros fundadores do Grupo, tinha mais razão do que muitos para ver as virtudes de tal abordagem. Tendo chegado a Hackney, vindo da Polónia em 1939, ele soube em 1945 que os seus nove tios e tias maternos haviam sido assassinados pelos nazis. Um ano depois, outro tio, que sobreviveu a Auschwitz, veio morar com ele. Agora com 85 anos, o Sr. Konopinsky disse: "Chamassem-se fascistas, chamassem-se nazis, eles só pareciam entender uma coisa - ferir ou ser feridos. E nós acreditávamos em feri-los antes de eles nos ferirem. Eu ainda acredito nisso".
O resultado foi uma sucessão de batalhas ferozes durante encontros fascistas, onde o Grupo 43 e seus oponentes não deram quartel.
Soqueiras, facas, botas de aço e fivelas de cinto afiadas foram empunhados por ambos os lados com efeitos devastadores. Um ex-veterano disse que foi informado: "Nós não estamos aqui para matar. Estamos aqui para mutilar". Perguntado uma vez se tinha deixado alguém gravemente ferido, o Sr. Konopinsky só disse: "Sim".
Em 1947, o Grupo tinha 1.000 membros em toda a Grã-Bretanha, incluindo um grupo de não-judeus que se infiltravam em grupos fascistas e entregavam informação sobre onde as reuniões e marchas iam ocorrer.
O grupo criou células de "comandos" de reacção rápida que eram transportados para as reuniões de Mosleyitas por amigos motoristas de táxi de Londres. Lá chegados, abriam caminho para o palco e atacavam quem discursava, forçando a Polícia a intervir.
As suas acções incluíam esperas em cemitérios judeus para capturar anti-semitas envolvidas na profanação de sepulturas, e incursões nas casas de fascistas, que eram avisados para cessar as suas actividades ou enfrentar severas consequências.

O grupo não obteve aprovação universal entre os judeus britânicos. O Conselho de Deputados temia que os militantes fossem confundidos com as actividades de sionistas radicais, como o Irgun, que estava na época a conduzir uma sangrenta campanha contra o controle britânico da Palestina.
Embora alguns, incluindo Sassoon, se tivessem juntado posteriormente à guerra para estabelecer Israel, na realidade não havia ligações entre o Grupo 43 e os sionistas militantes; nem estavam ligados, como alguns suspeitavam, aos agitadores comunistas.Em vez disso, com o fascismo britânico quebrado diante da ferocidade da sua investida, o grupo decidiu dissolver-se em 1950. Beckman disse: "Em 1946, havia apenas dois países na Europa que permitiam partidos fascistas - nós e a Espanha de Franco. Porque as autoridades permitiram que Mosley não fosse controlado? Alguém precisava fazê-lo, então resolvemos nós fazê-lo".
Dentro da comunidade judaica, há uma aprovação cautelosa de que, embora as tácticas usadas já não sejam mais válidas, a memória do grupo 43 está a ser ressuscitada.
Um porta-voz do Community Security Trust, o órgão voluntário que ajuda a proteger as comunidades judaicas, disse: "É um episódio muito interessante na história da comunidade judaica neste país. Traz mais cor e nuance à nossa compreensão da integração judaica e de como o anti-semitismo foi travado. Foi uma época em que muitos judeus se ergueram, e com êxito".

- Via The Independent


COMENTÁRIO
O anti-semitismo em Inglaterra e nas ilhas britânicas em geral está de novo em alta, sobretudo devido à invasão islâmica da Europa. O Daily Mail mandou um jornalista para a rua usando uma kipá (o chapelinho dos judeus) e os insultos e cuspidelas não se fizeram esperar. Por toda a Europa ressurge o ódio mais antigo do Mundo. Nos anos 40 os judeus eram mandados para Israel pelos anti-semitas que não os consideravam cidadãos como os outros. Desta vez, felizmente, já podem emigrar para Israel, o único país onde podem estar relativamente seguros.

2 comentários:

  1. Excelente artigo e recordação. Excelente também que haja Israel como rota de migração. Mas é tempo de judeus por todo o mundo não fugirem mais. A melhor receita é erradicar o antissemitismo e derrotar o imperialismo islâmico a todo custo. Voltem, quando necessário, as 'antigas técnicas'.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui na Europa, por exemplo em França, os judeus já têm que se defender dos ataques físicos dos maometanos. As sinagogas voltaram a ser atacadas, os judeus são espancados e algumas vezes mortos nas ruas, etc.. É muito triste.

      OdF

      Eliminar

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.