segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Feliz, saudável e doce Ano Novo!


Vídeo de Aish.com

Uma mensagem da UNIDOS COM ISRAEL, um site que recomendamos:

Calorosos desejos de um feliz, saudável e doce Ano Novo!


O povo judeu está prestes a celebrar os dois dias de feriado de Rosh Hashana - o Ano Novo judaico, um tempo para introspecção e arrependimento.
Segundo a tradição judaica, Deus completou a criação do mundo em Rosh Hashaná. Todos os anos neste dia Deus faz um inventário, uma prestação de contas anual. Ele senta-se em julgamento sobre toda a Humanidade e faz a revisão do 'arquivo' de cada ser humano. Ele examina o nosso passado, o nosso presente e o nosso futuro. Ele pesa as nossas acções, o nosso comportamento e as nossas relações. Ele vê em que direcção vamos. Ele avalia que tipo de ano vamos ter. Um verdadeiro dia do julgamento. As nossas vidas estão na balança.
A característica central do Rosh Hashana é o toque do shofar, o chifre de carneiro. Somos ensinados que soprar um chifre de carneiro em Rosh Hashana servirá em nosso mérito para um bom ano. Isso ocorre porque o shofar recorda o quase sacrifício de Isaac. A fim de testar a fidelidade de Abraão a Deus, Deus ordenou-lhe tomar o seu filho Isaac e oferecê-lo como sacrifício sobre o altar.
Claro, Abraão, fez o que lhe foi dito, mas segundos antes de a faca tocar o pescoço de Isaac, um anjo chamou a Abraão ordenando-lhe para não o fazer. Foi apenas um teste. Em lugar de seu filho, Abraão ofereceu um carneiro como sacrifício a Deus.
Dizem-nos que tudo isso aconteceu no Monte Moriah - o Monte do Templo em Jerusalém. Realizou-se no primeiro dia do mês hebreu de Tishrei - a data futura de Rosh Hashaná. Portanto, ao tocar o shofar (chifre de carneiro) em Rosh Hashana, Deus lembra-se da aliança que fez com o nosso pai Abraão, e, em razão disso, Deus irá selar-nos para um ano de bênção.
O menu de Rosh Hashana inclui um grande número de alimentos simbólicos, que representam as nossas orações por um ano novo doce e cheio de bênçãos. Uma breve oração é recitada imediatamente antes ou imediatamente depois do consumo desses alimentos.
O mais proeminente destes alimentos simbólicos é a maçã mergulhada no mel. Sobremesas à base de mel também são populares em Rosh Hashana, mais uma vez simbolizando os nossos desejos de um ano doce! O pão challah tradicional, que é comido no Sábado nos feriados religiosos, é confeccionado com a forma redonda para o Rosh Hashana, simbolizando o ciclo de vida e o ciclo do ano.
No espírito do Rosh Hashana, quero desejar a todos e cada um de vós, votos de Shana Tova - um Ano Novo feliz e saudável, preenchido com bênçãos e bondade de Deus.

 Rabino Ari Enkin,UNIDOS COM ISRAEL.

- Embora o nosso blog não seja confessional, nem sequer judaico, mas apenas Amigo de Israel, achamos interessante partilhar convosco alguns aspectos da cultura hebraica, de qual, aliás, estamos longe de ser grandes conhecedores. Vamos aprendendo, por via da nossa amizade com Israel. Também os elementos religiosos, contidos em textos como este, não devem obviamente ser tomados como alguma forma de proselitismo, mas apenas do ponto de vista cultural. O que não impede que vos desejemos um feliz ano novo judaico, como desejamos um feliz ano novo cristão, todos os anos.
Para saber um pouco mais desta festividade, leis os nossos posts:

Rosh Hashana à Mesa

Shana Tova (Feliz Ano Novo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.