Há muitas coisas interessantes em Leonard Nimoy para além de Mr. Spock.
Há cerca de uma semana falámos do recentemente falecido Leonard Nimoy, judeu, amigo de Israel, e artista multifacetado, para sempre conhecido como "Mr. Spock" - foi neste post. Escolhemos para ilustrar essa entrada a foto de Nimoy a segurar uma câmara fotográfica. Ontem, o programa Fotografia Total, da TVI24, escolheu a mesma foto e homenageou o trabalho de Nimoy.
O projecto Projeto Shekhinah, um trabalho fotográfico sobre o aspecto feminino da presença de Deus, inspirado pela Kabbalah, a faceta mística do Judaísmo, é dos mais conhecidos.
O site de Fotografia de Leonard Nimoy é este. E este é um fã-site muito completo.
O site de Fotografia de Leonard Nimoy é este. E este é um fã-site muito completo.
À esquerda - Leonard Nimoy em criança, nos Estados Unidos, onde a família se refugiou da ditadura soviética.
Uma das curiosidades sobre Nimoy - agora revisitadas - é a origem da famosa saudação "vulcano". Para quem não conhece a série, a personagem Mr. Spock vinha do planeta Vulcano e saudava com os dedos em "V", separados dois para cada lado, dizendo "Vida longa e Próspera".
O actor introduziu a saudação em 1967, e explicou, em entrevistas e na sua auto-biografia - I am not Spock - a origem da mesma.
À direita - O jovem Nimoy com blusão de motociclista.
A origem da saudação está na Torah/Antigo Testamento, mais precisamente no Livro dos Números:
Números 6:24-26
24 "O Senhor te abençoe e te guarde;
25 o Senhor faça resplandecer
o seu rosto sobre ti
e te conceda graça;
o seu rosto sobre ti
e te conceda graça;
26 o Senhor volte para ti o seu rosto
e te dê paz.
e te dê paz.
Nas celebrações judaicas tradicionais, este excerto das Escrituras é acompanhado da bênção dos sacerdotes ao povo. É assim há 3300 anos, desde Aarão, irmão de Moisés e primeiro Sumo-Sacerdote. A liturgia das Igreja Católica, Luterana e Anglicana também inclui a bênção dada pelo sacerdote (padre, bispo ou equivalente) à congregação, com as mãos, no final da celebração.
Levítico 9:22 - Depois Aarão, levantando as mãos para o
povo, o abençoou...
No âmbito religioso a bênção é dada com as duas mãos. No âmbito "vulcano", só com uma, como sabemos...
As mãos do sacerdote representam a letra hebraica, Shin
(ש), que remete para El Shaddai (Deus Todo-Poderoso), para Shekinah (presença Divina) e para Shalom (que todos sabem que significa Paz).
À esquerda - Leonard com a Esposa Sandra Zober e os filhos Adam e Julie.
Não é suposto durante a bênção os sacerdotes olharem para a congregação. E vice-versa. As razões teológicas para tal determinação escapam ao foco deste artigo. Uma delas é que durante o momento solene todos devem evitar distracções. O que é certo é que o pequeno Leonard espreitou, gostou do gesto e mais tarde adaptou-o.
À direita - O gesto ritual que inspirou Mr. Spock; e a saudação feita pelo astronauta da NASA, Terry W. Virts, em homenagem a Nimoy. A cidade natal do actor está entre os dedos do astronauta. Em baixo - O actor explica a origem da saudação:
Uma vida longa e próspera (sobretudo espiritualmente) é o que desejamos aos nossos amigos e aos nossos inimigos.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.