domingo, 16 de março de 2014

Porquê trajes de Purim?

 
Porquê usar trajes de Purim?

Fatos e máscaras são um componente importante das celebrações de Purim, como muitos de vocês sabem. Mas porque é que isso acontece?
Por Rabino Ari Enkin
Antes de eu ir para as diferentes razões e interpretações a respeito de porque nós usamos trajes de Purim, eu vou dizer-vos já que não nos mascaramos para os "doces ou travessuras!". No entanto, espero que este artigo vos seja "doce!".
Há várias razões que nós usarmos trajes de Purim. Uma delas é porque Purim representa "o oculto". Ao contrário da Páscoa, por exemplo, onde a história e os milagres são obviamente sobrenaturais, os milagres de Purim não são tão óbvios.
No Livro de Ester, que conta a história de Purim, não há divisão de mares, não há sapos a saltar para a cama do rei e não há nenhuma revelação em alguma montanha. Em vez disso, a sequência de eventos é uma sequência de "coincidências", mais parecidas com uma peça de Shakespeare, incluindo um rei bêbado, uma bela rainha, um vilão, um plano para destruir o povo judeu e, por fim, um herói judeu que salva do dia. Deus está longe de ser encontrado nesta história. O Seu nome não aparece uma única vez no livro de Ester. Ele é completamente escondido nas entrelinhas dessas "coincidências", onde todos "coincidentemente" aparecem no lugar certo na hora certa.
É o espírito de todo o exposto que origina o uso de trajes de Purim. Assim como Deus estava escondido na salvação milagrosa do povo judeu, nós também nos escondemos no Purim, para lembrar que, mesmo quando não é tão óbvio, Deus está sempre presente.
MÁSCARAS DE  PURIM  PRESERVAM A DIGNIDADE

Outra razão apresentada é completamente diferente. Dar dinheiro para caridade é uma parte importante das celebrações de Purim. Aqueles que estão necessitados, vão de porta em porta ao longo do feriado, pedindo dinheiro. Também vão de sinagoga em sinagoga, durante os serviços. Na verdade, nestes dias, nas casas de culto, ouve-se muito mais tilintar de moedas  do que "améns".
Como tal, uma série de comentaristas sugerem que o uso de trajes de Purim se destina permitir que as pessoas pobres e infelizes (juntamente com todos os outros na comunidade) se vistam e escondam as suas identidades durante a colecta de caridade. Desta forma, a sua dignidade é melhor preservada.
Na mesma linha, pode-se sugerir que o uso de trajes de Purim também preserva uma outra forma de dignidade. Embriaguez - embriaguez responsável - também é uma parte importante das celebrações. E nós sabemos o que acontece quando algumas pessoas se embebedam - eles agem como macacos, para dizer o mínimo! Como tal, através do uso de trajes de Purim, a dignidade (identidade!) pode ser melhor protegida, nos casos em que se diz ou faz coisas que, bem... só um macaco faria.
JUNTE-SE À DIVERSÃO

Finalmente, uma outra razão é para lembrar as muitas vezes em que no Livro de Ester são feitas referências a trajes reais e tecidos finos. Lemos sobre luxuosos tecidos em todas as partes do Livro, sobre a roupa que o rei Achashverosh usava, sobre as roupas que vestia Mordechai, e muito mais. Por esta razão, muitas pessoas usam trajes de Purim com temas de riqueza e realeza.
Aí tem. Agora que sabe porque usamos trajes de Purim, espero que se junte a nós neste costume divertido!
Autor: Rabino Ari Enkin
Diretor rabínico, Unidos com Israel
Data: 11 de Março de 2014

  
Hamantaschen, a especialidade gastronómica que representa as orelhas do vilão Hamã, que quis varrer os judeus da face da Terra. Hoje, como ontem, não falta quem nos nosso dias queira fazer o mesmo. Hitler, Khameini,Obama e tantos outros... Há que lhes comer as orelhas!

Haja alegria!

Flashmob de riso no metro de Jerusalém, Purim 2014:


Música para a festa de Purim deste ano:



Paródia musical, Purim 2014:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.