quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Dia Europeu da Cultura Judaica em Portugal

Castelo Branco foi palco, no passado domingo, dia 14, das comemorações do Dia Europeu da Cultura Judaica. Esta é a primeira vez que este dia é comemorado em Portugal.







Os judeus já estavam em Portugal antes da fundação da nossa nacionalidade. São parte integrante da nossa História e da nossa Cultura. Nós, portugueses, somos dos povos com mais ascendência judaica em todo o mundo. Temos Pereiras, Oliveiras, Silvas, Matos, Machados, Serras, e tantos outros apelidos que indiciam antigas conversões forçadas, em tempos em que convivência religiosa era atribulada (Apelidos Judaicos - Confira). Como os israelitas, somos um povo viajante, empreendedor, aventureiro, engenhoso, inventivo, com facilidade de adaptação. Só temos a ganhar em nos aproximarmos do Estado Judaico.



O senhor Oliveira da Figueira, uma das personagens mais divertidas de Hergé (série Tintin), é uma imagem tipo do português: afável, corre-mundos, excelente negociante, e... de evidente origem judaica, desde o nome ao aspecto judaico sefardita.

2 comentários:

  1. Cuidado; "Silva" é de origem romana...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas foi um dos muitos apelidos que os cristãos-novos adoptaram.

      Obrigado, em todo o caso.

      I. B.

      Eliminar

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.