sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

"Deixa Israel em Paz"

Ora vamos lá ver o mapa... Onde está Israel?... Ora esta! Não se vê! Ah, pois é! No mapa do Médio Oriente, e ainda mais no mapa mundi, Israel não se vê. É precisa uma setinha a apontar para um ponto, para as pessoas saberem que ali fica a hiper mega ultra superpotência expansionista imperialista que domina a região, o planeta, o sistema solar e diversas galáxias:


 Vamos lá tentar com lupa e com deformação de imagem, estilo lente olho de peixe:


Agora já se vê ali uma faixazinha, a amarelo, e à volta vemos (bocadinhos de) Turquia, Líbano, Síria, Iraque, Jordânia, Arábia Saudita, Egipto.

Este é um dos poucos textos decentes que se encontram na Wikipédia sobre Israel. Fala sobre a geografia do país:
"A geografia de Israel é extremamente diversificada, com regiões de deserto no sul, montanhas cobertas de neve ao norte e considerável região costeira. O país ocupa uma área de 20.700 km². Sua capital é Jerusalém.
O tamanho do país pode ser comparado, em área (km²), com o estado de Sergipe no Brasil ou um pouco menos do que a região do Alentejo em Portugal, contudo, a distância, em linha reta, entre a extremidade norte e sul do país é a mesma entre Viseu e Portimão (Portugal).
A norte de Israel, nasce o Rio Jordão, importante rio para a região, que cruza o país de norte a sul e que serve de fronteira com a Jordânia, alimentando o Mar da Galileia e desaguando no Mar Morto numa zona de depressão 400 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo.
O formato meridional e litorâneo fornece ao país um micro-clima bem diversificado, florísticas e geológicas.
É possível esquiar no norte do país e ir a uma praia quente no sul em poucas horas."


Mapa físico de Israel


Avivámos a amarelo, no texto da Wikipédia, a parte que diz respeito às dimensões de Israel. Alguma coisa de transcendente tem que haver com este pequeno país, para meio mundo o acusar de ser uma «potência expansionista que todos os dias mata milhares de árabes e lhes rouba milhares de quilómetros de território» e outros surrealismos!

Ora repare - Israel é aproximadamente do tamanho do Estado de Sergipe, no Brasil:


Consegue ver o Estado de Sergipe, a encarnado? Imagino que no Brasil haja fazendeiros com terras bem maiores que Israel. Na novela "Pantanal" eles tinham avioneta para percorrer a sua propriedade. No Médio Oriente há emires e outros potentados que têm pastagens para os rebanhos que são maiores que Israel.


Israel é mais pequeno que o Alentejo:


Aqui vê-se bem o Alentejo, a encarnado. Visto assim, Israel até parece grande. Mas não. Portugal é que é pequenino! :-) Comparemos Portugal com a Europa:


Portugal está no extremo ocidental do continente europeu.

Israel é menos que quatro vezes menor que Portugal. E é esta fatia de terra, este pequeno povo, que, quietinho, leva com terrorismo na cabeça todos os dias,  que alimenta uma obsessão global.

Qualquer dia faço uma versão daquela velha canção do Zé Roberto, mas em vez do cabelo, será "Deixa Israel em Paz!".


Shabbat Shalom, Bom fim-de-semana. Paz, Harmonia e Feliz 2015!

1 comentário:

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.