domingo, 2 de novembro de 2014

A Felicidade e o Euromilhões de Castelo Branco

Tem sido o tema dos especiais de TV, das notícias dos jornais e das conversas de café, o euromilionário-mistério de Castelo Branco.  Parece que veio o Messias e ninguém sabe onde está. Este texto do rabino Ari Enkin vem a propósito:


Seja feliz! É tão fácil!
Nós criamos o mundo em que vivemos, e temos a capacidade de controlar nossas as atitudes perante qualquer situação.

Texto do Rabino Ari Enkin, da United with Israel
Tradução e destaques nossos.
Os nossos pensamentos controlam as nossas emoções, e nós temos uma elevada capacidade de controlar os nossos pensamentos. Nós mesmos podemos escolher os pensamentos que promovem a nossa felicidade ou aqueles que nos fazem infelizes. O que disser a si mesmo sobre uma determinada situação determinará a maneira como a situação o irá afectar.
Se perguntar às pessoas o que as faria felizes, muitas vezes obterá respostas como: 1 milhão de dólares; um cruzeiro ao redor do mundo; um Porsche; uma mansão, um jacto particular e luxos semelhantes.
Temos que admitir que são coisas tentadoras. Mas será que essas coisas nos fazem realmente felizes? E - mais importante - devem ser essas coisas a fazer-nos felizes? 
Respostas como  estas, centradas em bens materiais, significam que as pessoas estão focadas no que não têm. Se a maior parte da sua atenção está voltada para o que você não tem, você será feliz? Claro que não. Eu não estou a dizer que você não deva lutar por todas essas coisas. Mas você também deve ter prazer no que está no seu próprio quintal.
Por exemplo, quando você pergunta às pessoas quais são as maiores bênçãos das suas vidas, as respostas mais frequentes são: ter mãos, pés, olhos, ouvidos, as crianças, a casa, a saúde, etc.
Agora pense sobre isto: quer trocar alguma coisa da segunda lista por algo da primeira? Que trocar os seus olhos por um milhão de dólares? As suas mãos por um Porsche? Sem excepção, a lista do que você tem é muito maior do que a lista do que você acha que precisa para ser feliz.
A felicidade é a atitude de perceber o bem que vem constantemente na nossa direcção. Há tanta coisa boa que chega a cada minuto; não há necessidade de nos pendurarmos no passado. Nós não precisamos de nos agarrar a uma corda para não nos afogarmos quando estamos de pé em terra firme. O truque é cultivar o hábito de olhar para as coisas boas, em vez de reclamar sobre o que está errado.

O Talmude conta a história do Rabino Beroka, que estava com Elias, o Profeta, no mercado, e perguntou: "Existe alguém aqui que pertença ao Mundo Vindouro?".

Elias apontou dois irmãos. Então o rabino Beroka correu atrás deles e perguntou o que eles faziam na vida. Eles responderam: "Nós somos bobos. Nós fazemos as pessoas tristes rir. E quando vemos duas pessoas numa briga, nós usamos um pouco de humor para fazer a paz entre elas."

O Rabino Beroka ganhou uma nova perspectiva sobre a forma de julgar (ou não julgar) as pessoas e a importância de ser feliz.

Faça todos os esforços para manter uma perspectiva feliz, positiva, em todos os momentos. É uma tendência humana natural tornar-se desanimado e deprimido por causa das dificuldades da vida. Toda a gente tem dificuldades e sofrimentos na vida. É por isso que você deve esforçar-se por ser feliz em todos os momentos. Use todas as formas possíveis para trazer-se alegria, mesmo com brincadeiras, ou até agindo de maneira um pouco louca!

Aqui estão algumas citações judaicas sobre a importância de ser feliz:

      "O sabão está para o corpo, como o riso está para a alma." - Provérbio judaico.
      "O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos." Provérbios 17:22  
     "Uma mesa, uma cadeira, uma tigela de frutas e um violino; o que mais é que um homem precisa para ser feliz? "- Albert Einstein  
     "A Presença Divina só se faz sentir quando há alegria associada ao desempenho  uma mitzvah (um mandamento, ou obra meritória) " - Talmud Shabat 30b  
     "Servi a Deus com alegria, vinde perante Ele em alegria." - Salmos 100: 2  
     "Se você quer ser triste, ninguém no mundo o pode fazer feliz. Mas se você decidir ser feliz, ninguém e nada na Terra lhe podem tirar essa felicidade. " - Desconhecido.

 
**************************

Não é muito difícil ser optimista. Junte todas as pequenas coisas boas que lhe acontecem durante o dia. Por exemplo, se não havia tráfego na estrada, se você tomou um óptimo pequeno-almoço, se um amigo disse algo engraçado que o fez rir - todas estas coisas se somam!

Sinta-se profundamente grato pelo que tem. Esta é uma maneira muito eficaz para ser feliz. Se você se sentir grato por tudo que tem, não só se tornará mais feliz, como também ajudará a trazer mais significado à sua vida. Veja sempre ver o copo meio cheio em vez de meio vazio. Por exemplo, se a sua namorada/namorado terminou consigo, pense sobre a chance que você tem agora de conhecer alguém! Se você perdeu o seu emprego, você pode concentrar-se na oportunidade de encontrar um melhor! Ajuste a sua mentalidade para que haja sempre algo de bom em tudo o que lhe acontece.

Os pesquisadores descobriram que exercício, alimentação saudável e sono regular são factores fundamentais para ser e permanecer feliz. Pessoas que são fisicamente activas são conhecidos por serem mais entusiastas, animadas e, claro, enérgicas. Os cientistas dizem que o exercício faz com que o cérebro libere substâncias químicas chamadas endorfinas, que elevam o nosso estado de espírito.

Coma bem! Comer alimentos saudáveis ​​- como frutas e legumes, carnes magras e proteínas, grãos integrais, nozes e sementes - dá ao seu corpo e cérebro a energia necessária para ser saudável. Estudos ligaram dietas não saudáveis, especialmente aquelas ricas em carboidratos processados​​, açúcares e gorduras vegetais industriais, com o encolhimento do cérebro e certas doenças cerebrais, como depressão e demência.

Durma o suficiente! Está confirmado: quanto mais sono você se oferece, mais feliz você tende a ser.

Seja compassivo. Compaixão é fazer algo bom por alguém em necessidade ou alguém menos privilegiado do que você mesmo. Dê a uma pessoa em necessidade de alimentos, roupas ou abrigo. Seja tutor, voluntário, ou envolva-se num grupo religioso. Inúmeras crianças estão à procura de alguém para a agir como um modelo a seguir. Aumente a felicidade daqueles que o cercam, dando presentes - até mesmo elogios! Isso irá aumentar a sua felicidade também. Na verdade, quem dá geralmente sente um impulso maior de dopamina do que quem recebe!

Finalmente; sorria! Quando você sorri, o seu humor está elevado, esteja você feliz ou não. Então, sorria o tempo sempre, se puder!

- Permito-me acrescentar esta: ouça música!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.