terça-feira, 4 de junho de 2013

Retrato da Turquia

Tchane Okuyan é um jovem turco que não deseja viver num regime teocrático. Tem acompanhado as manifestações, tem fotografado e relatado a revolta de um povo que luta desesperadamente pela Democracia. O Público traz uma reportagem sobre este jovem, igual a tantos jovens ocidentais, que tira o retrato à Turquia de hoje.


Nota: Aparentemente o jornal Público não fez a hiperligação/"ping" para este post. Eles lá saberão porquê...

Há quem continue a tentar fazer passar a ideia de que os protestos são obra de um bando de desordeiros. Não é tal:

Do Telegraph, "Manifestantes da Turquia acusam de agenda islamista," por Barney Henderson, 01 de junho:
    "Quando Erdogan chegou ao poder em 2002, a Turquia foi elogiado pelo Ocidente como um exemplo de um país de maioria muçulmana e democracia bem-sucedida, secular.

   O "calvinismo islâmico" - liderado pelo Sr. Erdogan, político pró- reformas e pró-mercado livre - tirou Turquia de profunda recessão.

    A inflação foi controlada e a economia tem crescido a uma média de 7,3 por cento ao ano ao longo da última década.

    Politicamente, o P.M. tem sido elogiado pela introdução de várias reformas progressistas. Por exemplo, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos tem tidoa supremacia sobre tribunais turcos, e em geral o Sr. Erdogan aproximou a Turquia da União Europeia.

    Depois de três vitórias eleitorais, ele foi - e continua sendo - o político mais popular na história recente da Turquia e consolidou a aliança do país com os Estados Unidos, o que foi realçado quando Barack Obama escolheu Ankara como sua primeira viagem ao exterior como presidente, em 2009.

    No entanto, agora, com protestos em todo o país, o primeiro-ministro enfrenta um dos maiores desafios de seu reinado de onze anos. Um número crescente de pessoas no país - mesmo aqueles que o apoiaram no passado - acusam Erdogan de um autoritarismo sufocante e uma subtil mudança para o conservadorismo religioso. Eles dizem que a Turquia é secular apenas no nome e que o Sr. Erdogan está agora a promover uma agenda marcadamente islâmica.

    O governo recusou-se a manter a estrita proibição de a religião se imiscuir nos domínios públicos e na vida privada.

    Em 2008, o Parlamento aprovou uma emenda à Constituição permitindo às mulheres usar o véu nas universidades turcas.

    Descrevendo-se como um primeiro-ministro muçulmano de um Estado secular, Erdogan no ano passado disse que queria ver uma "geração piedosa" - um comentário que atraiu muitas críticas, mas foi apoiado pela aprovação de uma lei permitindo às escolas religiosas receber estudantes tão jovens quanto 11 anos.

    Num movimento surpresa, na semana passada, o Governo introduziu uma nova lei reprimir o álcool, que proíbe a venda de bebidas em restaurantes entre as  22:00 e as 06:00, e impondo a «lei seca» perto de escolas ou mesquitas.

    O primeiro-ministro negou a lei tivesse alguma coisa a ver com o Islão, afirmando que tinha a intenção de impedir os jovens turcos de "vaguear em estado de embriaguez".

    Os manifestantes não estão convencidos, temendo que a proibição de álcool se encaixe num padrão de conservadorismo que tem visto mais lenços e saias longas entre funcionários do sexo feminino.

    "Nos velhos tempos, se você quisesse uma promoção que usava uma saia curta, agora é o contrário", disse um diplomata à Economist.

    A onda de protestos que começou na sexta-feira não foi motivada apenas por preocupações ambientais sobre o Parque Taksim. Os homens e mulheres que tomaram as ruas de cidades de todo o país estão cada vez mais frustrados com a liderança de Erdogan - apoiado pela sua força policial fortemente impopular.

    "Eles querem transformar o país num Estado islâmico, eles querem impor sua visão fingindo respeitar a democracia", disse um jovem manifestante feminino em Istambul, recusando-se a dar seu nome.

    Os EUA emitiram uma rara condenação sobre a resposta da Polícia aos protestos e vão adoptar a ideia de que a secularização da Turquia está sob ameaça grave - especialmente com o papel chave e complexo que a Turquia tem no conflito da Síria."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.