domingo, 5 de julho de 2015

Contar estrelas faz verrugas



A minha geração ainda teve a fortuna de brincar na rua, sem medo de carros, raptores ou assassinos. Mas com medo de apontar para as estrelas. 

Contar estrelas ao anoitecer era uma diversão inocente a que os adultos, ou os amigos mais velhos, punham fim energicamente, anunciando que os dedos ficariam cobertos de verrugas. A punição suplementar era que cada estrela contada significaria um ano de atraso no casamento.

Se todas as superstições têm uma origem, esta também não foge à regra. E crê-se que a origem tem a ver com o Judaísmo e a população judaica portuguesa e brasileira. 

Como é sabido, no século XV os judeus sofreram duras perseguições na Península Ibérica. Os que optaram pela conversão forçada, passariam a ser conhecidos como cristãos-novos, designação que os mantinha sob vigilância popular e cercados de desconfiança. Nesses tempos em que os relógios não abundavam, o término do Shabbat (o Sábado, dia sagrado do Judaísmo) era assinalado pelo aparecimento das primeiras estrelas no firmamento. 

As crianças judias seriam mais entusiásticas na busca das primeiras três estrelinhas, e os pais, naturalmente, não queriam dar motivo a que se suspeitasse que havia na família resíduos de Judaísmo. 

Os não-judeus, por uma questão de sobrevivência (eles mesmos poderiam cair na alçada da Inquisição) cultivaram uma prática antissemita que se mantém até hoje. Ou conscientemente, pela aversão aos judeus, ou inconscientemente, nomeadamente no vocabulário - um menino "rabino" (que insiste em contar as estrelas sem medo das verrugas) é uma criança traquinas, que é comparada a um rabino (um professor, um mestre de Judaísmo).

Engraçado é que, nesta época em que a Internet teoricamente acabou com a possibilidade de não se saber alguma coisa, o debate prossegue - Será que contar estrelas faz verrugas?... 

Das muitas respostas hilariantes (sem ofensa) que encontrámos na Internet, destacamos esta, pelo seu cunho "científico":


Explico:
Quando apontamos o dedo para alguma estrela, a ponta do dedo normalmente é coberta por uma fina camada de sereno.... Este sereno pode estar contaminado com alguma substancia tóxica ou bactérias.
Criando assim a famosa verruga na ponta do dedo.
qualquer dúvida, pode perguntar!
Do Yahoo! Respostas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.