sexta-feira, 19 de junho de 2015

10 invenções informáticas judaicas/israelitas


10 invenções informáticas judaicas/israelitas que todos conhecem, e sem as quais é difícil imaginar a nossa vida, nos tempos que correm:

- Com a invenção do Google por Sergey Mikhaylovich Brin (judeu), os nossos conhecimentos alargaram-se. Em caso de dúvida, "vamos ao Google". Ou vamos "googlar".
- O Facebook foi desenvolvido por  Mark Zuckerberg (judeu), a partir das sugestões de amigos que lhe pediram uma maneira de conhecer raparigas online. Mark doa metade dos seus proventos a causas de caridade.

- O Waze é uma aplicação de navegação GPS 100% móvel. Acede-se a partir do smartphone, é gratuita, ajuda a escolher rotas (sobretudo rotas com menos tráfego) e  os programadores recebem informação dos utilizadores que os ajuda a aperfeiçoar o sistema. É da autoria da empresa israelita Waze Mobile.


- Lembra-se dos telemóveis que pareciam um tijolo? Ainda seriam assim se não fossem os engenheiros da Motorola Israel, que desenvolveram a tecnologia que permitiu "encolher" os telemóveis. A tecnologia hoje presente em qualquer telemóvel tem o contributo israelita.

- Os sistemas operativos mais populares da Microsoft (NT e XP), foram desenvolvidos em Israel. A Microsoft tem uma forte presença em Israel, com dois importantes centros em Herzliya, que empregam 600 pessoas.

- O inventor israelita Benny Landa revolucionou o mundo da impressão digital (lembra-se de quando tinha que ir à casa de fotocópias mandar imprimir?). A sua empresa, a israelita Indigo,  baseada em Rehovot, deu ao mundo a E-Print 1000 em 1993.

- A Anobit Technologies, Ltd. (אנוביט‎) é uma empresa israelita de Informática que desenvolve chips responsáveis pela performance e preços acessíveis dos computadores pessoais. Está presente, por exemplo, nos produtos Apple iPhone, iPad e MacBook Air, e em muitos dispositivos Samsung.



 - A tecnologia dos jogos de computador, grande parte dela é Made in Israel.


- Dizemos hoje "porta USB" ou "pen" com a mesma naturalidade que dizíamos há uns anos "pasta" ou "dossier". Esta pequena maravilha, que usamos como porta-chaves e que transporta toneladas de informação, foi desenvolvida pela M-Systems, uma companhia fundada por três israelitas. Foi lançada em Setembro de 2000.

- Há uns anos havia aqueles gravadores  acoplados aos telefones fixos. Quando não estávamos em casa, os telefonemas eram gravados em fita. Depois, os engenheiros israelitas inventaram o Voice Mail. São eles que guardam as suas chamadinhas não atendidas.

A personagem George Costanza, interpretada por Jason Alexander em "Seinfeld", na icónica cena do atendedor de chamadas:


Por acaso, o actor Jason Alexander, o protagonista e argumentista Seinfeld e o argumentista Larry David (que inspira a personagem George Costanza), também são judeus. Os marotos produziram aquela que é para muitos (para nós, por exemplo), a sitcom mais genial de todos os tempos.

Fonte: JewsFacts 

2 comentários:

  1. Boicotar produtos judeus? http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2015/02/boicotar-produtos-judeus.html

    ResponderEliminar

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.