sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O que faz um grande líder?

O nosso blog não é confessional. Gostamos de traduzir e publicar os artigos do rabino Ari Enkin, publicados no site da organização Unidos com Israel (que congrega cristãos e judeus), pelo seu valor cultural, moral e filosófico. Todas as religiões nos merecem igual respeito e consideração, quando contribuem para o Bem. Sendo este blog sobre Israel, é, pois, natural, que o Judaísmo se faça presente.
 Rabbi Enkin

Torah Viva: O que faz um grande líder?
A porção desta semana da Torá é o "Vayigash" (Génesis 44:18-47:27 ), e nela temos o episódio de José que se revela aos seus irmãos. Mas antes de José se ter revelado, ele  "fez-se difícil" perante os seus irmãos. Os irmãos foram da Terra Prometida até ao Egipto para comprar comida, por causa da fome, que foi avassaladora na região. Embora José tenha reconhecido os seus irmãos, eles não o reconheceram, já que ele era apenas uma criança quando se tinham visto pela última vez.
Como parte da sua estratégia, José disse a Benjamin que este seria seu escravo. Perante isso, Judá ficou irritado. Extremamente  irritado. O Midrash ensina que Judá gritou tão alto que o seu grito foi ouvido na Terra de Israel! Mas há mais. Como resultado desse grito extremamente alto, diz-se que Chushim, filho de Dan, rapidamente se dirigiu ao Egipto para ver o que se passava, que fazia o seu tio Judá gritar tão alto.
Mas há mais. Chushim era surdo!
O que aconteceu? Houve mesmo um grito tão alto que o som viajou do Egipto até à Terra de Israel? Muito bem. Mesmo se levarmos o Midrash à letra, e aceitarmos a ideia de um grito ser ouvido milhares de quilómetros de distância, como foi Chushim capaz de o ouvir? E por que só Chushim veio ver o que estava a acontecer? Será que mais ninguém se importou?
 Caring

A resposta, explicam os comentaristas, pode ser encontrada no nome 'Chushim'. A palavra 'Chushim' significa "sentido" ou "sensibilidade". Chushim não podia ouvir, e sabe-se que era ignorante e lhe faltava inteligência, mas tinha sentido, tinha sentimento. Não, ele não ouviu o grito do seu tio - ele sentiu. A sua sensibilidade permitiu-lhe sentir a dor de outra pessoa, a raiva e a frustração. Ele sabia que algo de grave se passava lá no Egipto, e foi ver. Chushim era uma pessoa extremamente sensível e carinhosa.
Ao mesmo tempo, pode perguntar-se - por que foi Judá, dentre todos os irmãos, que ficou com tanta raiva e gritou? Será que Rúben, Levi, Zabulão, Issacar e os outros. não se importaram?
Sim, todos os irmãos se importaram. Mas havia algo de especial em Judá, e que também pode ser encontrado no seu nome. Judá é o homónimo do povo judeu. Judá em Hebraico é "Yehuda" e os membros do povo judeu são chamados "Yehudim". Dentre todas as 12 tribos, o povo judeu tomou o nome de Judá. Quando Judá, o patriarca dos tipos simbólicos do povo judeu, viu que outro judeu estava prestes a ficar cativo num país estrangeiro, isso destruiu a sua alma. O resultado de um judeu cativo em terra estrangeira, é a assimilação. Para um judeu, para qualquer judeu, e para Judá, essa é uma tragédia de proporções catastróficas.
Judá representa o ancião judeu, o Top Gun, o nº1 de cidadão da nação. Apenas Judá podia sentir a responsabilidade de cada judeu. Ele é o único que não pode comer, dormir ou estar bem, sabendo que existe em algum lugar um judeu que está assimilando, que está em risco de ser perdido para o povo judeu. Judá é aquele que sente a dor, tanto física como espiritual - do povo judeu.
 jews

A mensagem de Judá e Chushim é aplicável também nos dias de hoje. Temos que ser como Judá e ter um interesse no bem-estar físico e espiritual de cada judeu. Como o Talmud diz:  "todos os judeus são responsáveis ​​uns pelos outros". E com Chushim, aprendemos que precisamos ter sensibilidade para as dificuldades que os outros passam. Não podemos permitir-nos a fechar os ouvidos, para fingir que somos "surdos" para com o sofrimento dos outros.
Estes são os atributos que fazem um grande líder judeu !
Shabat Shalom de Israel!
Rabino Ari Enkin

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.