quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Parceria entre judeus e cristãos: a vontade do Pai Celestial

O Rabino David Rosen falando com o Cardeal Pietro Parolin, no Congresso que reuniu líderes judeus e cristãos, a 28 de Outubro de 2019.


Declaração rabínica ortodoxa sobre o Cristianismo - "Fazendo a vontade do Pai Celestial: rumo a uma parceria entre judeus e cristãos"
Abade Alain René Arbez


Durante a apresentação no Vaticano do novo documento da Santa Sé sobre o judaísmo, Os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis ​​(Romanos 11, 29), em 10 de Dezembro de 2015, o rabino David Rosen aludiu a uma "Declaração Rabínica Ortodoxa sobre o Cristianismo", de 3 de Dezembro, enfatizando a sua importância. Chama-se a declaração: "Fazendo a vontade do Pai Celestial: rumo a uma parceria entre judeus e cristãos".

Esta parceria implica um chamamento à santidade e à melhoria do mundo
, sublinha o texto.  
O próprio rabino Rosen é um dos rabinos signatários.

Aqui está uma tradução em Francês desta Declaração, de Menahem Macina. Confirma uma importante evolução nas relações do judaísmo com o cristianismo.

Fonte: Centro de Entendimento e Cooperação Judaico-Cristã (CJCUC)
.


Fazendo a vontade do pai celestial: rumo a uma parceria entre judeus e cristãos

Depois de quase dois milénios de hostilidade e alienação mútuas, nós, rabinos ortodoxos responsáveis ​​por comunidades, instituições e seminários em Israel, Estados Unidos e Europa, reconhecemos a oportunidade histórica que se apresenta perante nós. Procuramos fazer a vontade do nosso Pai Celestial, aceitando a mão que nos é estendida pelos nossos irmãos e irmãs cristãos. Judeus e cristãos devem trabalhar juntos, como parceiros, para enfrentar os desafios morais do nosso tempo.

O Holocausto terminou há 70 anos. Foi o culminar de séculos de desprezo, opressão e rejeição dos judeus e a subsequente hostilidade que se desenvolveu entre judeus e cristãos. Em retrospectiva, é evidente que o fracasso em tentar quebrar esse desprezo e iniciar um diálogo construtivo para o bem da Humanidade enfraqueceu a resistência às forças do mal do antissemitismo que mergulharam o mundo em assassinato e genocídio.

Reconhecemos que desde o Concílio Vaticano II, os ensinamentos oficiais da Igreja Católica sobre o judaísmo mudaram fundamental e irrevogavelmente. A promulgação da Nostra Aetate, há cinquenta anos, iniciou o processo de reconciliação entre as nossas duas comunidades.
Nostra Aetate e os documentos oficiais subsequentes da Igreja que ela inspirou, rejeitam inequivocamente o antissemitismo, confirmam a Aliança Eterna entre Deus e o povo judeu, rejeitam o deicídio e enfatizam a relação única entre cristãos e judeus, chamados "os nossos irmãos mais velhos" pelo Papa João Paulo II e "os nossos pais na fé" pelo Papa Bento XVI.
Com base nisso, católicos e outros líderes cristãos mantiveram um diálogo honesto com os judeus, que cresceu constantemente nas últimas cinco décadas.
Agradecemos a afirmação por parte da Igreja do lugar único de Israel na História Sagrada e na redenção final do mundo. Hoje, os judeus experimentaram amor sincero e respeito de muitos cristãos, expressos em várias iniciativas de diálogo, reuniões e conferências em todo o mundo.
Como fizeram Maimónides e Yehuda Halevi, reconhecemos que o Cristianismo não é um acidente nem um erro, mas o resultado da vontade divina e um presente para as nações.
Ao separar o Judaísmo e o Cristianismo, Deus queria uma divisão entre os parceiros, dotada de diferenças teológicas significativas, e não uma separação entre inimigos. O rabino Jacob Emden escreveu que "Jesus trouxe um duplo benefício ao mundo. Por um lado, ele fortaleceu majestosamente a Torá de Moisés ... e nenhum dos nossos Sábios expressou tanta empatia ao falar da imutabilidade da Torá. Por outro lado, ele extirpou a idolatria das nações e impôs-lhes as Sete Leis de Noé, para que não se comportassem como animais e incutissem firmemente nelas características morais ... Os cristãos constituem congregações que trabalham por amor do Céu, que estão destinadas a durar, que caminham para os Céus e cujas recompensas lhes serão concedidas.
O rabino Samson Raphael Hirsch ensinou-nos que os cristãos "aceitaram a Bíblia judaica do Antigo Testamento como uma revelação divina. Eles proclamam a sua fé no Deus do Céu e da Terra, como proclamado na Bíblia, e reconhecem a soberania da Divina Providência”.
Agora que a Igreja Católica reconheceu a Aliança Eterna entre Deus e Israel, nós, judeus, podemos reconhecer a validade construtiva contínua do Cristianismo como nosso parceiro na redenção do mundo, sem nenhum medo de que tal possa ser explorado para fins missionários. Conforme declarado pelo rabino-chefe da Comissão Bilateral entre Israel e a Santa Sé, sob a liderança do rabino Shear Yashuv Cohen, "já não somos inimigos, mas parceiros inequívocos na expressão dos valores morais essenciais para o sobrevivência e bem-estar da Humanidade”. Nenhum de nós pode cumprir a missão divina sozinho.

Os judeus e os cristãos têm uma missão comum de aliança para aperfeiçoar o mundo sob a soberania do Todo-Poderoso, para que toda a Humanidade use o seu nome e para que as abominações sejam retiradas da Terra. Entendemos a relutância de ambas as partes em afirmar essa verdade e exortamos as nossas comunidades a superar esses medos, a fim de estabelecermos uma relação de confiança e respeito.
O rabino Hirsch também nos ensinou que o Talmude coloca os cristãos "no que diz respeito aos direitos entre o homem e o próximo, exactamente no mesmo nível que os judeus. Eles podem reivindicar os benefícios de todos os direitos, não apenas em questões de justiça, mas também em questões de amor fraterno humano activo".
No passado, os relacionamentos entre cristãos e judeus eram vistos através do relacionamento conflituoso entre Esaú e Jacó. No entanto, o rabino Naftali Zvi Berliner (Netsiv) já havia entendido, no final do século 19, que judeus e cristãos eram dedicados por Deus a serem parceiros amorosos: "No futuro, quando os filhos de Esaú forem trazidos por uma mente pura para reconhecer o povo de Israel e suas virtudes, também seremos levados a reconhecer que Esaú é nosso irmão".

Nós, judeus e cristãos, temos mais em comum do que aquilo que nos divide: o monoteísmo ético de Abraão; o relacionamento com o Único Criador do Céu e da Terra, que nos ama e cuida de todos nós; as sagradas escrituras judaicas; fé numa tradição que nos une; e nos valores da vida, família, justiça compassiva, justiça, liberdade inalienável, o amor universal e a paz mundial máxima.
O rabino Moses Rivkis (Be'er Hagoleh) confirma isso escrevendo que "os Sábios referiam-se apenas ao idólatra do seu tempo que não acreditava na criação do mundo, no Êxodo, nos milagrosos actos de Deus e no dom divino da Lei. Por outro lado, as pessoas entre as quais estamos dispersos acreditam em todos esses elementos fundamentais da religião”. 
A nossa parceria de forma alguma subestima as diferenças persistentes entre as duas comunidades e religiões. Acreditamos que Deus usa muitos mensageiros para revelar a Sua verdade, reafirmando as obrigações éticas básicas que todas as pessoas têm diante de Deus e que o Judaísmo sempre ensinou, por meio da aliança universal Noética.

Ao imitar a Deus, judeus e cristãos devem oferecer modelos de serviço, amor incondicional e santidade. Todos somos criados à Santa Imagem de Deus, e judeus e cristãos permanecerão dedicados à Aliança, desempenhando juntos um papel activo na redenção do mundo.

Os signatários iniciais (por ordem alfabética):
 
     Rabino Jehoshua Ahrens (Alemanha)
     Rabino Marc Angel (Estados Unidos)
     Rabino Isak Asiel (Rabino Chefe da Sérvia)
     Rabino David Bigman (Israel)
     Rabino David Bollag (Suíça)
     Rabino David Brodman (Israel)
     Rabino Natan Lopez Cardozo (Israel)
     Rav Yehudah Gilad (Israel)
     Rabino Alon Goshen-Gottstein (Israel)
     Rabino Irving Greenberg (Estados Unidos)
     Rabino Marc Raphael Guedj (Suíça)
     Rabino Eugene Korn (Israel)
     Rabino Daniel Landes (Israel)
     Rabino Steven Langnas (Alemanha)
     Rabino Benjamin Lau (Israel)
     Rabino Simon Livson (Rabino Chefe da Finlândia)
     Rabino Asher Lopatin (Estados Unidos)
     Rabino Shlomo Riskin (Israel)
     Rabino David Rosen (Israel)
     Rabino Naftali Rothenberg (Israel)
     Rabino Hanan Schlesinger (Israel)
     Rabino Shmuel Sirat (França)
     Rabino Daniel Sperber (Israel)
     Rabino Jeremiah Wohlberg (Estados Unidos)
     Rabino Alan Yuter (Israel)

Novos signatários:
    Rabino Herzl Hefter (Israel)
    Rabino David Jaffe (Estados Unidos)
    Rabino David Kalb (Estados Unidos)
    Rabino Shaya Kilimnick (Estados Unidos)
    Rabino Yehoshua Looks (Israel)
    Rabino Ariel Mayse (Estados Unidos)
    Rabino David Rose (Reino Unido)
    Rabino Zvi Solomons (Reino Unido)
    Rabino Yair Silverman (Israel)
    Rabino Daniel Raphael Silverstein (Estados Unidos)
    Rabino Lawrence Zierler (Estados Unidos)


Oração por judeus e cristãos

Oro pelo povo judeu, o portador da aliança com o Deus verdadeiro.
 

Não estou a orar para que os judeus se convertam ao Cristianismo.

Oro para que os judeus aprofundem o seu Judaísmo.

Não estou a rezar para que os judeus se convertam a Jesus.


Oro para que eles se convertam ao Deus de Israel, pai do povo judeu de ontem e hoje e pai de Jesus, que era judeu.


Oro pelos cristãos, associados à aliança de Deus com Israel.


Não estou a orar para que eles se apropriem do Judaísmo, de onde veio a sua fé.


Oro para que eles respeitem e honrem o Judaísmo que lhes deu Jesus, Maria, os apóstolos e os primeiros mártires, todos judeus.
Oro para que os cristãos rejeitem todoo  anti-judaísmo, todo o anti-semitismo e todo o anti-sionismo, ou qualquer outro pretexto para odiar "irmãos mais velhos".Oro para que os judeus e os cristãos se reconheçam com amor como da mesma família, que se reconheçam fraternalmente como semelhantes e diferentes.

Similares na sua conexão com a aliança que Deus fez com o seu povo escolhido, para iluminar todas as nações,

diferentes pelos caminhos de salvação e realização desejados por Deus e que são os das suas tradições,
mas todos se alimentam da mesma fonte da verdade para produzir o mesmo reino de Deus.


© Abade Alain René Arbez, padre católico, comissão judaico-católica da conferência dos bispos suíços e da federação suíça de comunidades judaicas, para Dreuz.info
- Via EUROPE-ISRAEL

 https://www.eglisecatholique-ge.ch/actualites/eglise-pleine-pour-le-dies-judaicus-dimanche-17-mars/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.