quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Israel torna-se superpotência energética e irrita Eixo do Mal


Histórico: Israel torna-se exportador de energia, ganhará biliões de dólares
A plataforma Leviathan de Israel iniciou as operações, enviando gás para a Jordânia na quarta-feira.


https://worldisraelnews.com/leviathan-israel-becomes-energy-exporter-will-bring-in-billions-of-dollars/

"Israel, pela primeira vez na sua História, é um exportador de energia", disse o ministro da Energia Yuval Steinitz na quarta-feira de manhã. "Está a acontecer agora mesmo, e eu, pela primeira vez, anuncio que neste momento Israel se tornou um exportador de gás para a Jordânia".

"Mais uma semana - 10 dias - para o Egipto", disse ele. (A Ynet relata que vale a pena notar que o gás começou a fluir para a Jordânia a partir do campo de gás offshore de Tamar já há dois anos.)


"Hoje é dia de celebração", disse Steinitz. "Estamos a falar de um evento macroeconómico e geopolítico de grande significado".

Steinitz fez as suas observações depois de um teste bem-sucedido de descarga da plataforma de gás Leviathan na terça-feira, que não ficou isenta de problemas, pois um aplicativo do governo para monitorizar os níveis de poluição falhou, impedindo que os níveis de poluição em tempo real fossem retransmitidos.

A plataforma de gás Leviathan, localizada mais perto da costa do que seria típico devido a preocupações de segurança, foi alvo de críticas de cidadãos israelitas que moram nas proximidades. Alguns até evacuaram as suas casas, não confiando nas garantias do governo de que os níveis de poluição eram seguros.

Netanyahu chegou há pouco à cimeira do gás, que livrará a Europa da dependência energética em relação à Rússia. A Turquia foi o primeiro país do Eixo do Mal 'Rússia,-Irão-Turquia', a demonstrar o seu desagrado (veja vídeos abaixo).


“Superámos a oposição populista ao negócio do gás e à plataforma de gás [offshore]. Graças ao desenvolvimento do Leviathan, os cidadãos de Israel ganharão receitas de dezenas de biliões de dólares nos próximos 25 anos, contas de electricidade mais baratas, fecho das estações de carvão em Hadera e Ashkelon e fortalecimento do vínculo de paz por meio da exportação do excesso de gás para o Egipto e a Jordânia, e em alguns anos também para a Europa”, disse Steinitz.


Ao referenciar a Europa, Steinitz referiu-se ao plano de Israel, juntamente com Chipre e Grécia, para construir um gasoduto para a Itália. O acordo será assinado em Atenas no dia 2 de Janeiro entre os líderes dos três países. Estima-se que o gasoduto supra 10% das necessidades de energia da Europa.

Esquerdistas israelitas, seguidores da Greta, manifestaram-se contra esta iniciativa (claro).


George Hatfield, vice-presidente de projectos da Noble Energy, o primeiro responsável pelo desenvolvimento do campo offshore Leviathan, disse ao Israel Hayom: “Graças ao desenvolvimento do Leviathan, Israel tornou-se uma superpotência energética. Nós éramos a única empresa que estava preparada para investir em prospecções na área”.


"Pela primeira vez desde a sua criação, Israel agora é uma potência energética, capaz de suprir todas as suas necessidades de energia e obter independência energética"
, ecoou o CEO da Delek Drilling, Yossi Abu, um parceiro no terreno, relata a JNS.



O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu (c), o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras (r) e o presidente do Chipre, Nicos Anastasiades, reuniram em Israel a 20 de Dezembro de 2018. (AP / Ariel Schalit)

................................................................



Veja como a Turquia - potência imperialista islâmica e aliada da Rússia e do Irão - já está a movimentar-se:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.