segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Hospital de Jerusalém salva Alegria

Invenção israelita salva bebé nascida com os intestinos do lado de fora do corpo
Por  Abigail Klein Leichman, Israel 21c  
Ibtihaj (palavra Árabe para 'Alegria') foi o primeiro bebé a receber um adesivo de cirurgia plástica inventado em Israel. Espera-se que tenha uma vida plena e normal. 



Ahmed segurando a sua bebé, Ibtihaj, após a cirurgia que lhe salvou a vida, em Jerusalém usando um remendo cirúrgico inventado em Israel para uso no campo de batalha. Foto cortesia do Hadassah Medical Center. 


Ahmed e Tamam, um casal da aldeia árabe de Kfar Kassam, a 19 quilómetros a leste de Tel Aviv, chamaram à sua bebé Ibtihaj (Alegria) e não é difícil entender o porquê. Ibtihaj nasceu com um defeito raro, no qual os intestinos e às vezes outros órgãos se desenvolvem fora do abdómen num saco. 
A condição foi detectada num ultra-som pré-natal e o médico local aconselhou-lhes a interrupção da gravidez. "Estávamos devastados", disse Ahmed. "Os médicos que consultámos em outros grandes centros também recomendaram um aborto. Enquanto estávamos a absorver essa notícia, vimos um programa de TV sobre um bebé com um problema semelhante que havia sido salvo no Hospital Hadassah. Dirigimo-nos a Jerusalém. O Dr. Dan Arbell, um cirurgião pediátrico, mostrou-nos fotos de crianças nascidas em pior situação e que agora eram pré-adolescentes e estavam bem. Acontece que o nosso bebé não estava tão mal quanto os médicos disseram. Isso deu-nos esperança". 
Um mês antes de Tamam dar à luz, eles foram fazer um check-up no Hospital Hadassah. A equipa determinou que a bebé precisava nascer de imediato. Apenas 17 horas após o nascimento, a bebé foi sujeita a uma cirurgia durante a qual Arbell e a sua equipa colocaram os órgãos no lugar. 
Eles já fizeram esse tipo de procedimento antes, mas desta vez fecharam a ferida com o TopClosure Tension Relief System, um remendo inventado em Israel originalmente destinado a soldados feridos no campo de batalha.  

 
Um soldado israelita ferido é evacuado por helicóptero perto da fronteira com a Faixa de Gaza, durante o ataque dos terroristas do  Hamas contra Israel - ver secção OPERAÇÃO PROTECÇÃO-LIMITE.

"O verdadeiro desafio é o buraco de duas polegadas no abdómen", disse Arbell. "Às vezes, o buraco não pode ser fechado no momento da cirurgia inicial, e muitas vezes são necessárias várias cirurgias. Decidimos fazer uso de um recurso de cirurgia plástica chamado TopClosure inventado em Israel pelo cirurgião israelita Dr. Moris Topaz, mas nunca usado num recém-nascido"
O TopClosure estica a pele em torno da ferida para evitar a necessidade de enxertos de pele e permite que a ferida cure de forma estética e saudável. "Pedimos ao Dr. Topaz para se juntar a nós para a cirurgia porque queríamos ver se a sua invenção iria permitir que a pele do bebé sarasse e fechasse por si só. Funcionou! Estamos encantados e optimistas de que a cirurgia futura não seja necessária", disse Arbell
"Somos conhecidos por estarmos dispostos a tentar salvar bebés que alguns pensam ser melhor que sejam abortados", acrescentou. "Por isso, recebemos três a cinco bebés por ano com transtornos graves como este. Seremos pioneiros no uso desta fabulosa invenção israelita"
A bebé permaneceu no hospital por três semanas de terapia intensiva e espera-se que tenha uma vida plena e saudável. 
Ahmed disse em comunicado: "'Obrigado' não é uma palavra suficientemente grande para expressar o que sentimos para com a equipa do Hadassah. Vocês salvaram a nossa pequena menina e trouxeram-nos alegria, a nós, às nossas famílias e a toda a nossa comunidade".

----------------------------------------------






Esta notícia é das muitas que o site ISRAEL21c tem disponíveis na sua secção SAÚDE. 
Este site, que está em destaque na nossa barra lateral, não tem nenhuma secção sobre Política, Terrorismo, Anti-Semitismo e outros tópicos tristes, mas que, infelizmente, existem.
Existe uma esquizofrenia global em relação a Israel.  Por um lado, temos o Israel a que vamos de férias, onde vamos fazer uma cirurgia delicada aos olhos, que vemos a jogar com as equipas europeias na UEFA e a cantar no Festival da Canção. A este Israel sobrepõe-se um Israel fantasmagórico, construído pela máquina de propaganda que bem conhecemos.  Se os Árabes de Israel não fossem alvo da mesma propaganda, não se dedicariam, tantos deles, ao terrorismo.
No fundo, todos sabemos que o Israel real é o que vemos ao vivo quando lá vamos ou que vemos por notícias como esta. Mas no Inconsciente Colectivo agita-se o eterno anti-semita, que resiste a toda a racionalidade...
O caso da bebé  Ibtihaj não é excepção nem propaganda. É apenas o dia-a-dia de uma pequenina nação que teima também em salvar a sua Alegria. 

O ISRAEL21c merece muitas visitas.  Um dia, todas as notícias de Israel e do Mundo em geral, serão assim:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.