sábado, 13 de dezembro de 2014

Miracle - Uma canção de Hanuká

 

Estamos outra vez naquela época especial do ano em que os cristãos se aprestam para celebrar o Natal e os judeus o Hanuká (que também pode ser grafado como Chanukkà ou Hanukkah - ou em Hebraico חנכה, ḥănukkāh). Já falámos do significado do Hanuká neste blog, nomeadamente neste post:

Festival da Gratidão 


Recordamos que se trata da Festa das Luzes, a comemoração da vitória dos judeus sobre os ocupantes gregos (um dos muitos povos que invadiram e submeteram a Terra de Israel, ao longo da sua História de mais de 4 milénios). Cerca de 200 anos antes de Cristo, no período dos Macabeus, os ocupantes promoveram a 'helenização' da cultura judaica, pela força. O templo de Jerusalém foi inclusivamente profanado, tendo sido utilizado para celebrações pagãs. Para além de todos os abusos, da perda da soberania e da imposição de uma cultura estranha, a ideia de uma concepção do mundo politeísta e centrada no Homem e não em Deus, não foi aceite pelos judeus, uma cultura já então moldada por dois milénios de estrito monoteísmo.

A famosa Revolta dos Macabeus teve como personagens centrais Matatias e os seus filhos, sobretudo Judas Macabeu, que conseguiu vencer os gregos no ano 165 antes de Cristo. Jerusalém foi libertada o o Templo foi reconsagrado. 1Macabeus 5 (livro presente somente nas Bíblias católicas) narra assim o nascimento da Festa das Luzes:

E Judas, com seus irmãos e toda a assembleia de Israel, estabeleceu que os dias da dedicação do altar seriam celebrados a seu tempo, cada ano, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu, com júbilo e alegria.

Essa festa é lembrada no Evangelho de João, em 10,22:
Houve então a festa da Dedicação em Jerusalém. Era Inverno. Jesus andava pelo Templo, sob o pórtico de Salomão.
O Talmude, livro histórico da tradição hebraica, conta que depois da reconquista os Macabeus limparam o Templo. Segundo o ritual, a Menorah do Templo tinha que ser iluminada continuamente com azeite puro. No Templo, porém, só havia azeite para uma noite. Ainda assim, acenderam o candelabro enquanto, esperando encontrar entretanto azeite. Milagrosamente, aquele azeite durou o tempo necessário para os judeus obterem mais azeite: 8 dias.

Tendo tido, como quase todos os portugueses, uma formação cristã, toca-nos profundamente a imagem de Jesus/Yeshua, passeando pelo Templo, em Jerusalém, no Festival das Luzes, "sob o pórtico de Salomão".

Hoje só queríamos mesmo mostrar-vos esta canção do famoso Matisyahu, um judeu convertido, cujo nome, em Português, é... Matatias, o líder da famosa revolta que levou os judeus à vitória sobre os ocupantes largamente superiores em força e em número, motivando assim a festa que agora se comemora. Mas as conversas são como as cerejas. Ou como o azeite dos Macabeus. E esta introdução era necessária para contextualizar os aparentemente bizarros eventos deste vídeo.

Sobre esta canção, Matisyahu (não o Macabeu, mas o cantor), disse: "Há tantas canções de Natal. Eu queria dar às crianças judias uma canção de que se orgulhassem. Temos o Adam Sandler, que é divertido, mas eu tentei escrever uma canção com alguma profundidade e espiritualidade inerente a esta festa, de uma forma divertida. O meu amigo Kojak estava cá na cidade, de modo que fomos para o estúdio num espírito de milagres e de triunfos dos pequenos, e este foi o resultado. Feliz Hannukah!"


2 comentários:

  1. Confesso que esse senhor, com as suas mentiras descaradas, me causa ainda mais aversão que essa apresentadora, com as suas falácias costumeiras.Não sei se terei estoicismo para me sujeitar a tal tortura. Se algum parceiro de blog ou leitor quiser comentar, esteja à vontade.

    José de Jesus

    ResponderEliminar
  2. É realmente um grande desafio desmascarar as manhas artimanhas e patranhas com que essas bestas se enganam a si próprias e tentam enganar os outros.
    Entre outras coisas, a verdade é que o corão dele é o mesmo que o do estado islâmico.

    ResponderEliminar

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.