quarta-feira, 31 de março de 2021

Acordo China-Irão: algo a temer

 

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi (r), cumprimenta o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif. (AP / Noel Celis)

 

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão disse que o acordo "pode ​​elevar os laços bilaterais a um novo nível estratégico". 

Por David Isaac, World Israel News 

O acordo de cooperação estratégica de 25 anos entre o Irão e a China assinado em 27 de Março proporcionará ao Irão biliões em investimentos chineses em troca do petróleo iraniano. O acordo, ou “Parceria Estratégica Abrangente”, cobre actividades económicas que vão do petróleo à agricultura. 

O Irão também terá acesso à tecnologia militar chinesa. De acordo com o The New York Times, o acordo prevê que a China invista 400 biliões de dólares no Irão durante o período de 25 anos. “O acordo marcou a primeira vez que o Irão assinou um acordo tão longo com uma grande potência mundial”, relata a Associated Press, superando o acordo assinado pelo Irão e pela Rússia em 2001. 

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Saeed Khatibzadeh, disse na sexta-feira que o acordo é "profundo, multicamadas e de pleno direito" e "pode ​​elevar os laços bilaterais a um novo nível estratégico". Foi assinado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, e pelo seu homólogo chinês Wang Yi. 

Antes da assinatura, Yi encontrou-se com o presidente iraniano Hassan Rouhani e o enviado especial iraniano encarregado do negócio, Ali Larijani. Os críticos dizem que a nova parceria trará o fim das sanções dos EUA, já que o Irão agora estabeleceu um comprador de petróleo de longo prazo. 

Se o Irão ficar mais uma vez cheio de dinheiro, pode aumentar o seu apoio aos seus representantes terroristas na região. 

O acordo também fortalece a presença da China no Médio Oriente, "onde a China quer ter acesso a energia e matérias-primas, bem como aumentar o seu domínio económico", observa um editorial do Wall Street Journal na terça-feira. 

As ramificações geopolíticas podem ir além do Médio Oriente. O jornal diz: “Os países também formarão um banco chinês-iraniano com o objectivo de fugir do domínio do dólar americano no comércio mundial, infligindo um golpe nas sanções americanas. 

“Romper o controle do dólar sobre o comércio e as finanças globais é um dos principais objectivos da Rússia, China e Irão. A China acredita que a extravagância fiscal dos EUA está a colocar em risco o papel do dólar como moeda de reserva mundial, e eles querem que o yuan chinês o substitua. 

”Outros minimizaram o acordo. Um artigo de opinião da Bloomberg diz: "Apesar de todo o hype iraniano, o acordo não é tanto uma‘ parceria ’, mas uma nota promissória de melhores relações económicas, políticas e comerciais entre os dois países no próximo quarto de século." 

Ele também afirma que em acordos importantes para a China, o presidente Xi Jinping assina o acordo, não o seu ministro dos Negócios Estrangeiros. Já o The Journal diz sobre aqueles que menosprezam acordo: “Não acredite neles. Este é um grande negócio que promove os interesses estratégicos de ambos os lados - às custas dos EUA e da estabilidade no Médio Oriente.”

 


Para notícias diárias sobre a China (e o Eixo do Mal em geral), visite:


Um exemplo do que a China é capaz:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.