quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Sírios vêem a verdadeira face de Israel

Mulher-soldado do IDF dá comida a uma criança síria. As mães sírias recorrem a Israel.

Primeiras filmagens de sírios que atravessam a fronteira israelita para atendimento médico
Pela primeira vez, o IDF (Forças de Defesa de Israel) permitiu que os jornalistas filmassem os sírios que cruzam a fronteira a caminho do tratamento médico num hospital do norte de Israel. Uma transmissão sem precedentes difundida na televisão israelita revelou domingo as mulheres e crianças sírias que entram em Israel para tratamento médico com a ajuda das Forças de Defesa de Israel, em mais uma demonstração de ajuda humanitária do Estado judeu ao seu vizinho destruído pela guerra.
O escopo da missão "Operação Bom Vizinho" do IDF foi revelado pela primeira vez em Julho. A operação foi iniciada há vários anos como uma medida ad hoc para tratar os sírios que vinham à fronteira pedindo a ajuda de Israel.


O esforço desenvolvido para um programa de ajuda foi expandido em Junho de 2016, à medida que as necessidades humanitárias continuavam a crescer. "O nosso objectivo é fornecer segurança e criar relações de boa vizinhança para pessoas de ambos os lados da fronteira", disse o tenente-coronel E. (nome completo retido por motivos de segurança), o comandante da Operação Bom Vizinho, à JNS.org. "Continuaremos a fazê-lo da melhor e mais eficiente maneira possível".

 


De acordo com o IDF, a operação forneceu tratamento médico a mais de 4.000 sírios, incluindo centenas de crianças. Os militares transferiram mais de 119 mil litros de combustível para aquecimento e cozinha, além de 40 toneladas de farinha, 225 toneladas de alimentos, 12 mil pacotes de alimento para bebés, 1.800 pacotes de fraldas, 12 toneladas de sapatos e 55 toneladas de roupas para o frio.

Além disso, as Forças de Defesa de Israel estão a facilitar a construção de duas clínicas dentro da Síria, que serão administradas por residentes locais e ONG's para apoiar cerca de 80 mil sírios que vivem perto da fronteira de Israel na região das Colinas de Golan.

NOTA: O VÍDEO FOI RETIRADO DO YOUTUBE. Pode ver aqui a transmissão de TV original (em Hebraico): http://reshet.tv/item/news/politics/security/newsitem-676332/

Um olhar sobre o hospital de campanha nas Colinas de Golan que trata vítimas da guerra na Síria:

 

Mas há muitos vídeos como estes, basta procurar:

 
Outra clínica está a ser construída num posto avançado do IDF no lado israelita da fronteira.
Assaf Orion, um pesquisador do Instituto de Estudos de Segurança Nacional de Israel, explicou que, desde o início da Guerra Civil Síria, Israel tem sido "sábio para evitar ser atraído para o pântano, mantendo a sua política focada na salvaguarda de linhas vermelhas bem definidas" em questões como ataques transfronteiriços e transferências de armas para organizações terroristas como o Hezbollah.
No entanto, quando o regime do presidente da Síria, Bashar al-Assad, "atacou a população síria, sitiou suas cidades, e ns privou de água, electricidade e serviços médicos, Israel escolheu chegar às comunidades nas suas fronteiras", afirmou.
A abordagem humanitária muda as percepções de Israel
"Esta abordagem humanitária, sendo moralmente correcta pela sua própria virtude, tem outros e efeitos reais, tanto na mudança de percepções de Israel entre os seus vizinhos mais próximos da Síria, como pelo facto de que nenhum ataque contra Israel veio das áreas ocupadas por essas comunidades, ao contrário dos sectores de regime", disse à JNS.org Orion, ex-chefe da Divisão Estratégica na Direcção de Planeamento da Equipa Geral das Forças de Defesa de Israel.
O segmento de reportagem de domingo destacou a operação do IDF exibida no Hadashot News de Israel e incluiu entrevistas com mulheres sírias que expressaram profunda gratidão a Israel pela sua assistência humanitária no meio da Guerra Civil Síria que continua.
De acordo com a reportagem do Hadashot, 21 mães sírias e 23 crianças cruzaram Israel buscando tratamento médico durante a noite em que o segmento foi filmado.

Há muito que os médicos israelitas tratam discretamente as vítimas da guerra na Síria:

 
"Tornou-se comum" para os civis sírios procurarem tratamento médico de Israel, disse uma mãe síria ao repórter da rede de Televisão. "Toda a gente quer vir aqui. Adultos também, não apenas as crianças".
"Isto deve ser muito estranho para eles", disse o oficial do IDF Gil Giladi na transmissão. "Eles estão a lidar com 'o inimigo'".


Grupo de sírios aproxima-se da fronteira, de noite.


Soldado israelita abre os portões.


Os feridos e os doentes são transportados para o hospital.


Criança síria convalescente resolve pintar uma bandeira de Israel.

Imagens Times of Israel.


Conan O'Brien visita hospital na fronteira com a Síria:


Veja 'playlist' com as aventuras de Conan em Israel, que é bem divertida.

Outra mãe síria declarou: "Israel era visto como o inimigo ... Agora que vocês estão a ajudar-nos, a maioria [dos sírios das Colinas de Golan] está com vocês. Eles adoram Israel. Eles vêem o vosso verdadeiro rosto ... vêem a realidade".
Quando o repórter do canal Hadashot pediu esclarecimentos sobre a quem os sírios vêem como inimigos, uma mulher síria disse: "Todos eles: Estado islâmico, Hezbollah, Bashar [Assad]. Eles são todos iguais." 
Os sírios que foram entrevistados permaneceram anónimos devido a temores de represálias por buscarem ajuda do Estado judeu.
"Eles executam pessoas ao lado da mesquita", disse uma mulher síria de uma província controlada pelo grupo terrorista do Estado Islâmico. 
"Eu gostaria que pudéssemos ficar aqui para sempre", disse outra.
Israel e Síria não têm relações diplomáticas. Embora os países mantenham um frágil acordo de tréguas estabelecido em 1974, eles permanecem essencialmente em Estado de guerra, com trocas de fogo transfronteiras cada vez mais frequentes nos últimos anos.
A última revelação da ajuda médica israelita a civis sírios veio no meio de uma maior tensão ao longo da fronteira norte de Israel com a Síria. No sábado passado, um tanque do IDF disparou um "tiro de advertência" ao longo da fronteira, em resposta aos militares sírios que construíram um posto avançado na zona desmilitarizada das Colinas de Golan, em violação directa da proibição acordada na trégua de 1974 sobre ferramentas de construção pesada ou veículos militares naquele área.
Por: JNS.org e World Israel News

............................................

COMENTÁRIO 


Uma das primeiras famílias sírias a ser tratada em Israel ficou em choque porque afinal Israel não era o mauzão, como lhes diziam desde o berço.

Os odiadores odiarão sempre, e até classificam a ajuda humanitária que Israel presta aos sírios como "desestabilização". Portanto: Israel salva a vida as crianças sírias, logo, está a desestabilizar a impecável harmonia que se vive no país! 

Os odiadores odiarão sempre, e até classificam a ajuda humanitária que Israel presta aos sírios como "propaganda". Se Israel não abrisse as fronteiras a estas pessoas, os mesmos odiadores diriam que o monstruoso Israel deixava morrer as pessoas sem lhes valer. Além disso, notícias como estas não passam nas televisões do Mundo, para quem demonizar Israel é um dado adquirido. 

Os odiadores odiarão sempre, e até classificam a ajuda humanitária que Israel presta aos sírios como "os judeus a armarem-se em bonzinhos". De facto, aqueles malandros, que tratam até os terroristas islâmicos de Gaza e da Judeia e Samaria, que mais tarde costumam regressar para fazer explodir o hospital, gostam mesmo de se armar em bonzinhos. Quem é mesmo do melhor são os 56 Estados islâmicos, que não mexem uma palha para ajudar os seus irmãos de fé, fustigados pelas eternas guerras entre muçulmanos. 
Como disse alguém, é preciso não saber de todo viver para sustentar tais "opiniões". Israel é o único pais do Mundo que está a ajudar os feridos na guerra da Síria, ainda que tal lhe custe mais dissabores que proveito.
Os israelitas não são melhores que os outros seres humanos, absolutamente. Mas também não são piores. E é esse precisamente o nosso ponto.
Convidamo-lo a ler estes posts, amplamente ilustrados: 

Israel trata sírios feridos na guerra

Israelitas em missões secretas na Síria para salvar vidas

A situação na Síria e a ajuda de Israel

 


Os refugiados sírios têm que procurar refúgio a milhares de quilómetros, em países infiéis.


Quando os desastres atingem o Mundo, Israel é o primeiro a chegar:


O Estado judaico vê-se como um parceiro activo no melhoramento do Mundo. Pode discordar-se deles, é claro, mas não vemos como se possa censurá-los por isso.

POST-SCRIPTUM: Soube-se hoje que Israel  tem tratado vítimas de ataques químicos na Síria, cometidos pelo regime e pelo movimento terrorista seu aliado, o Hezbollah (que alguns ocidentais idolatram, porque acham "romântico"). Pode ler o artigo e ver o vídeo na edição online do The Jerusalem Post.


1 comentário:

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.