quinta-feira, 17 de março de 2022

"Rússia age como os terroristas 'palestinos', Israel entende-nos"

 


"Rússia age como os terroristas 'palestinos', Israel entende-nos", diz alto funcionário ucraniano. 
“Rússia e Hamas trabalham de maneira semelhante, e Israel entende isso muito mais do que Itália, França, Alemanha ou Grã-Bretanha”, disse um assessor próximo do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. 
Por Pessach Benson, United With Israel 
Mikhail Podolyak, chefe da equipa de negociação da Ucrânia e conselheiro próximo do presidente Volodymyr Zelensky, disse ao Israel Hayom no domingo que “a Rússia está a comportar-se como o Hamas”. 
“A Rússia está a comportar-se como o Hamas, só que é várias vezes maior e mais perigosa, e Israel, mais do que ninguém, entende isso”, disse Podolyak. 
Ele fez outra comparação Rússia-Hamas quando questionado sobre o que Zelensky dirá aos membros israelitas do Knesset durante um discurso no Zoom que está a ser organizado. 
“Zelensky quer deixar claro que a Ucrânia está pronta para lidar com a invasão directamente, mas a Ucrânia é significativamente menor do que a Rússia militarmente. 
Durante 20 anos, a Rússia investiu uma fortuna nas suas forças armadas e aumentou a percentagem do seu PIB que vai para a segurança. Agora a Ucrânia diz: Ajudem-nos a parar a invasão e expliquem a um país tão agressivo quanto a Rússia que a expansão militar não é um caminho para o desenvolvimento, mas um beco sem saída. 
“Esta é a mensagem em cada pedido de Zelensky”, disse Podolyak. “Acho que Israel entenderá muito mais esta mensagem porque o próprio Israel está constantemente em conflito com países ou territórios carregados de armas militares que são apoiados pela Rússia e promovem a sua filosofia destrutiva. 
A Rússia e o Hamas trabalham de maneira semelhante, e Israel entende isso muito mais do que Itália, França, Alemanha ou Grã-Bretanha. 
Israel deve entender melhor a situação em que a Ucrânia se encontra e acredito que Zelensky será capaz de transmitir essa mensagem”, concluiu. 
Podolyak também confirmou que Kiev espera que Israel seja sede das negociações de paz ucraniano-russas. “Sim, estamos em conversações sobre o assunto. Israel é visto como um lugar central para as negociações”, disse ele. “Israel é muito sensível a conflitos – vocês estão constantemente sob pressão externa – e estamos numa situação semelhante, mas o nosso oponente é muito mais forte.” 
“A mediação permite que vocês tenham um olhar neutro onde há uma dificuldade especial em assumir compromissos. Quem também tem de lidar com a escalada militar, será capaz de explicar à Rússia que este é um beco sem saída, um caminho que levará a sérias perdas, para a Rússia em particular. . . Acho que o primeiro-ministro Bennett e a liderança israelita entendem isso e são capazes de fazer a Rússia entender. Eu acho que esse é um papel muito, muito útil.” 
Podolyak também rejeitou notícias da Imprensa israelita que alegavam que o primeiro-ministro israelita Naftali Bennett havia aconselhado Zelensky a aceitar as exigências do presidente russo, Vladimir Putin. 
“Essa é uma informação distorcida. Os ultimatos no pacote inicial russo eram fundamentalmente inaceitáveis porque se baseavam numa percepção distorcida do que é a Ucrânia, do que é a liderança ucraniana, o exército ucraniano e afins.” disse Podolyak. 
“Algo precisa ser entendido, e acho que o vosso primeiro-ministro entende isso muito bem: a opinião pública é muito influente na Ucrânia. Somos um país livre, a sociedade influencia as posições do governo. Não somos um país autoritário onde o governo tomou uma decisão e a sociedade a acata.”

 

Via: 


UNITED WITH ISRAEL

Também em Português

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.