Foto de um site familiar.
Este blog não tem confissão religiosa. Publicamos alguns artigos do rabino Ari Enki, do site United With Israel, no sentido de divulgar a Cultura e a História de Israel, e promover uma melhor compreensão das suas tradições. Não se trata de proselitismo religioso; o que se passa é que a História de Israel se confunde com a História do Judaísmo, uma das primeiras manifestações de monoteísmo do Mundo - se não a primeira.
Boa parte da História de Israel está narrada na Torá, no Antigo Testamento, e constitui a base da cultura Judaico-Cristã e da Civilização Ocidental. Estes artigos têm, portanto, valor cultural, mas também contêm ensinamentos morais universais.
E sobretudo, quando mais conhecemos outras culturas, menores são os receios injustificados do que é "diferente".
Com os nossos fracos dotes de tradução, aqui vai:
Pelo Rabino Ari Enki
- Nota nossa: Seder de Pessach é a Ceia de Páscoa. Considera-se habitualmente (mas não unanimemente) que a Última Ceia de Jesus (Yeshua ben Youssef) foi um Seder.Porque bebemos vinho no Seder de Pessach? E porquê quatro copos?
Como a maioria de vós já sabe, temos por tradição beber quatro copos de vinho no Seder de Pessach. Põem-se então duas perguntas: porquê vinho, e porquê quatro copos?
Resposta à primeira pergunta (os nossos sábios ensinam que, quando nos fazem perguntas, estas devem ser respondidas pela ordem em que foram feitas): Nós bebemos vinho no Seder de Páscoa porque o vinho é considerado uma bebida de prestígio, uma bebida digna de Reis. É também uma bebida que simboliza prosperidade, riqueza e liberdade, que são os temas da noite do Seder.
Mas porquê QUATRO copos de vinho?
Os quatro copos de vinho representam e correspondem às quatro expressões de liberdade e redenção que a Torá usa para descrever o Êxodo.
Como consta do Êxodo, capítulo 6:
"Por isso, digo aos filhos de Israel: 'Eu sou o Senhor, e vou retirar-vos (V'hotzeiti ) do jugo dos egípcios. Vou libertar-vos (V'hitzalti) de serem escravos deles, e vou resgatar-vos (V'go'alti) com um braço estendido e com grandes manifestações. Vou levar-vos como meu povo (V'lakachti), e serei o vosso Deus. Então vocês saberão que eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei do jugo dos egípcios."
Embora estas expressões tenham sido usadas há milhares de anos, elas têm uma relevância mais contemporânea do que possa pensar-se.
Por exemplo, quando a Torá diz "Eu vou retirar-vos", é um apelo, uma chamada de atenção, que significa que, por vezes, só temos de "acordar" e sair de uma situação miserável.
Às vezes, as coisas não estão a resultar. Pode ser um problema de vizinhança, uma questão social ou de trabalho. Quando as coisas não estão a correr como deveriam, temos de mudar, assim como Deus sabia que era hora de nos levar para fora do Egipto.
Na verdade, os nossos sábios ensinam-nos: Meshaneh makom, meshaneh mazal - Quando mudamos a nossa localização, mudamos a nossa fortuna. Esta é uma ideia cabalística profunda, que podemos aplicar em muitas circunstâncias.
Mesa de Seder. Cada participante deve beber quatro copos de vinho, desde que não haja impeditivos médicos.
A segunda expressão da redenção é: "Eu vou libertar-vos". A palavra hebraica V'hitzalti refere-se geralmente a uma "solução rápida", uma necessidade de ajuda divina. Escusado será dizer que esta foi a experiência do Êxodo - toda uma sequência de acontecimentos sobrenaturais que permitiram aos judeus tornarem-se um povo livre, da noite para o dia.
V'hitzalti ensina-nos que nunca devemos desesperar; a Salvação e a ajuda de Deus pode chegar mais rapidamente do que um piscar de olhos. Nós nunca devemos desesperar, não importa qual seja a nossa situação. Mesmo quando sentimos que estamos no fundo, podemos muito rapidamente subir ao topo.
A terceira expressão é: "Eu vou resgatar-vos" (V'go'alti). O que é esse resgate? O dicionário traduz resgate como: "recompra, recompra de acções, salvação, acto de entrega pelo pecado, salvar do mal, propiciação, expiação".
A mensagem de V'go'alti é que, mesmo que nós não mereçamos, Deus está lá para nos valer. Deus concede a bondade e a misericórdia até mesmo aos que não merecem.
Quatro copos de vinho e muitas coisas para discutir!
Finalmente, temos: "Eu vos tomarei por meu povo". Isto simboliza relacionamentos. Construir relacionamentos e solidificá-los. Deus quis um relacionamento com o povo de Israel, não só nessa altura. Ele quer um relacionamento connosco AGORA. Todo o relacionamento dá trabalho. Seja com os nossos amigos, colegas ou cônjuges, um relacionamento nunca pode permanecer estagnado ou obsoleto. Deve sempre ser estimulado. Assim, também, devemos nutrir o nosso relacionamento com Deus através da oração, estudo e boas acções!
Aí tem! Espero que este artigo lhe dê muitas coisas para pensar e discutir no seu Seder de Pessach, ao beber os quatro copos de vinho.
De todos nós aqui no Unidos com Israel, Páscoa Feliz! L' Chaim!
Autor: Rabino Ari Enkin, Director rabínico de United With Israel
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