Na segunda etapa da sua visita à América Latina, Netanyahu e o presidente colombiano fortaleceram laços e assinaram acordos bilaterais.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu chegou a Bogotá na quarta-feira para a segunda etapa da sua viagem como primeiro primeiro-ministro israelita à América Latina. Ele disse que vê "enormes progressos" na Colômbia, acrescentando que "é apenas o início do que acontecerá nos próximos 30 anos".
Netanyahu e o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, comprometeram-se a fortalecer laços em áreas como ciência e turismo, numa altura em que a Colômbia prepara a era pós-conflito. Entre os temas discutidos, foram aprofundadas a cooperação bilateral em tecnologias agrícolas e aquáticas, inovação e combate ao ciber-crime.
Netanyahu
e o presidente colombiano, Juan Manuel Santos.
Netanyahu e Santos acordaram que uma delegação de ciber-segurança colombiana visitará Israel para treino avançado.
Foram assinados dois acordos bilaterais: um memorando de entendimento (MOU) sobre ciência e um acordo de turismo.
O memorando de entendimento foi assinado entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Espaço de Israel, e o seu homólogo colombiano. O objectivo é promover a pesquisa científica conjunta. O MOU insere-se num acordo-quadro de 1962 e promoverá o intercâmbio de conhecimentos, bem como iniciativas no campo da inovação. Para este fim, prevê seminários, conferências e outros eventos.
O objectivo do acordo-quadro bilateral assinado sobre o turismo é promover o turismo, especialmente o turismo organizado, entre os dois países. As partes promoverão a cooperação entre várias organizações de turismo e aspirarão a desenvolver a cooperação no turismo rural, no turismo digital e nas visitas ao património nacional e aos locais religiosos. Irão concentrar-se no fortalecimento da cooperação bilateral na Organização Mundial do Turismo.
Netanyahu expressou o apoio de Israel à adesão da Colômbia aos 35 membros da Organização Intergovernamental de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Israel é um Estado observador da Aliança do Pacífico. Os Estados membros são a Colômbia, o México, o Peru e o Chile, que combinados constituem a oitava maior economia do mundo. Israel pretende aprofundar a cooperação económica com este importante mercado.
Santos: Israel é um "amigo e um aliado"
A Colômbia está em processo de reconstrução após cinco décadas de guerra entre o governo e a organização terrorista marxista-leninista das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
Na sua página no Facebook, Netanyahu comentou a "recepção calorosa" que ele e sua esposa Sara receberam em Bogotá. "Estamos a fortalecer as relações entre os nossos dois países", afirmou.
Colômbia e Israel mantêm há muito tempo uma estreita aliança militar, embora o relacionamento também tenha tido momentos de tensão. Santos chamou a Israel "amigo e aliado".
Netanyahu viajou desde a Argentina e foi depois para o México.
Via:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários temporariamente desactivados. As nossas desculpas.